Menú Principal selecione para saltar este menú
links ajuda mapa do site
pesquisa
ok
Menú de Cabeçalho selecione para saltar este menú
Página inicial > Municipio > Juntas de Freguesia > Freguesia de Vale do Paraíso

Vale do Paraíso












Composicão dos Orgãos da Freguesia


Junta de Freguesia

Presidente - António Batista Marques (PS)

Secretário - Armando Jorge Adrião Calixto (PS)

Tesoureiro - Anabela Narciso Pereira Isidro (PS)


Assembleia de Freguesia

Presidente - Sérgio Paulo Rodrigues Ramos Jorge (PS)

1º Secretário - Ana Cristina Gonçalves Carvalho Isidro (PS)

2º Secretário - Américo Paulo Soares Calixto (PS)

Nelson Nuno Correia Quitério (PS)

Joaquim Calixto Isidro (CDU)

José Noel de Sousa Alexandre (CDU)

Maria Madalena Miranda Tavares (PSD)



Contactos: Telefone: 263 475 360 
                  Fax: 263 469 108
                  Morada: Rua 18 de Dezembro - 2050-407 Vale do Paraíso
                  E-mail: jfparaiso@clix.pt



História: Compartilhando com Aveiras de Cima o mesmo território e administração até meados da segunda década do século XX, comungaram desde o início da nacionalidade de uma história comum. Com origens muito pouco concisas como território autónomo de administração e circunscrição local até D. João I, não oferecem dúvidas quanto à malha geográfica paroquial tardo-medieva, coincidente com a malha concelhia do Antigo Regime . Sendo um concelho de jurisdição régia com assembleia dos homens-bons da Vila, não passou este território ao lado das atenções da Coroa. Demonstram-no os sucessivos instrumentos imanados do Poder Central para o bem-comum da comunidade e a particulares, assim como as estadas e itinerários conhecidos de alguns monarcas.
Elevada a Freguesia, Vale do Paraíso tornou-se em 1916, a 7ª frguesia do Concelho de Azambuja com uma superfície de 4, 446 Km2 e segundo os dados dos Censos de 2001, tinha 1 040 habitantes. Por este motivo e até aquela data, a sua diacronia histórica, corre em paralelo com Aveiras de Cima.
1210 - D. Sancho I outorga "carta de aforamento" a Aveiras. - Rui de Azevedo, P. Avelino da Costa e Marcelino Pereira, Documentos de D. Sancho I , Universidade de Coimbra, 1979.
1401 - D. João I concede aos moradores de Aveiras e seu termo, carta de jurisdição própria, pela grande distância do lugar a Santarém, a que pertencia, Cabendo a D. João Afonso Esteves de Azambuja, então bispo do Porto, a confirmação dos oficiais concelhios. - IAN-TT, Chancelarias Régias, Chancelaria de D. João I, Livro 2, f. 91 v.º e 92.
1434 - A pedido do cavaleiro João Afonso de Brito, D. Duarte reforça e confirma a "Aveiras de Fundo" a jurisdição própria e autónoma de Santarém, excepto assuntos de natureza militar e que seu pai concedera em 1401. - IAN-TT, Chancelarias Régias, Chancelaria de D. Duarte, Livro 1, f. 80 e 80 v.º.
1493 - D. João II recebe Cristóvão Colombo em Vale do Paraiso. - Garcia de Resende, Crónica de D. João II , capítulo 165 e Joaquim Veríssimo Serrão, Itinerários de El-rei D. João II , v. II.
1493 - A 12 de Março, D. João II emite documentos de despacho ordinário, datados de Vale do Paraíso.
- IAN-TT, Corpo Cronológico, I, 2-9.
1499 - É deste ano o último documento oficial que pela última vez Aveiras de Cima é designada pela tradição medieval como Veiras ou Aveiras de Fundo , numa concessão que D. Manuel faz a João Fogaça do seu Conselho, das coimas por devassa de rebanhos, nos pomares e hortas pertencentes à capela do Espírito Santo. - IAN-TT, Livro 1 da Comarca da Estremadura, f. 258 v.º.
1513 - Foral novo, outorgado por D. Manuel e datado de 13 de Setembro, a Aveiras de Cima e Vale do Paraíso. - IAN-TT, Livro dos Forais Novos da Estremadura, f. 93 e 93 v.º.
1570 - Frei Agostinho de Santa Maria fixa o início da lenda da descoberta da imagem de Nossa Senhora do Paraíso e de como D. Ana de Alencastro, comendadeira de Santos, se tornou administradora da sua igreja. - Frei Agostinho de Santa Maria, Santuário Mariano , t. II, Lisboa, 1707, p. 363.
1630/40 - Alvará de Filipe III, para (re)instalar os serviços concelhios de Aveiras de Cima. - IAN-TT, Chancelarias Régias, Chancelaria de Filipe III, Livro 18, f. 327.
1680 - Brás Teixeira de Távora, descendente de Vasco Martins Teixeira, é autorizado a instituir o morgadio de Vale do Paraíso, por Alvará datado de 25 de Janeiro. - IAN-TT, Chancelarias Régias, Chancelaria de D. Pedro II, Doações e Mercês, f. 258 v.º.
1722 - D. João V concede a D. Maria Francisca de Mendonça, dama da Rainha e aia do infante D. Carlos, autorização para casar com António de Moura Borralho, com a atribuição de uma tença anual de 100$000 reis. - IAN-TT, Desembargo do Paço, Consultas.
1758 - O Cura de Aveiras, P. João Pena de Morais redige as Memórias Paroquiais, com a data de 15 de Março. Segundo ele, Aveiras de Cima tinha "cento e setenta vizinhos, quatrcentas e setenta e três pessoas de Comunhão e cincoenta para sessenta de Confissão somente" e Vale do Paraíso, 40 vizinhos.
1826-1842 - Pela legislação produzida entre 1832 e 1836 para ordenamento e administração do território, sobretudo o Decreto de 6 de Novembro deste último ano, Aveiras de Cima passa a integrar o concelho de Azambuja. - Colecção de Leis e Outros Documentos Oficiais, Imprensa Nacional, Lisboa, 1.ª a 11.ª séries e Luís Nuno Espinha da Silveira, Território e Poder - Nas Origens do Estado Contemporâneo em Portugal , Patrimónia Histórica, Cascais, 1997, p. 150.
1842 - Conclusão da "Demonstração Genealógica em que s'aprova a Descendência de Francisco José de Queiróz e Vasconcellos de Sousa, e de sua mulher D. Francisca Cândida de Mendonça e Moura. -Manuscrito particular inédito.
1853 - Francisco de Almeida Grandella é baptizado na igreja de Nossa Senhora da Purificação de Aveiras de Cima, paróquia em que nasceu a 23 de Junho do mesmo ano. IAN-TT, Registos Paroquiais, Lisboa, Azambuja, Aveiras de Cima, caixa 3, Livro B-8 e J. Pereira, Francisco de Almeida Grandella, O Homem e a Obra , CMA, 1998, p. 7.
1906 - Inauguração da Escola Dr. Francisco Maria de Almeida Grandella, (médico) em Aveiras de Cima, obra erigida por Francisco de Almeida Grandella.
J. Pereira, Francisco de Almeida Grandella, O Homem e a Obra , CMA, 1998, p. 10.
1916 - Vale do Paraíso é elevada à categoria de Freguesia, tornando-se a 7.ª freguesia do Concelho de Azambuja. - Por Terras de Azambuja , Patrimónia, n.º 8, p. 13.


Património:
Igreja Matriz e Casa que serviu de Paço Real a D. João II


Outros Locais:
Lindas vistas panorâmicas.

Gastronomia:
Sopa de cardos, açordão com bacalhau assado, arroz de cachola e bolo de noiva (a ferradura).

Colectividades:
Associação de Desporto e Recreio “O Paraíso”, Associação do Centro de Dia da 3.ª Idade, Associação de Caçadores de Vale do Paraíso, Confraria de N.ª Sra. do Paraíso e Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso.

Orago:
N. Sra. do Paraíso

Festas e Romarias:
Nossa Senhora do Paraíso (18 de Dezembro) 

População:
1113 Hab.

Actividades Económicas:
Agricultura, vitivinicultura, comércio e serviços.


Tasquinhas 2007
2ª Mostra Gastronómica da Freguesia de Vale do Paraíso 
4 a 7 de Outubro 2007








« voltar |  imprimir



União Europeia - FEDERPrograma Operacional Sociedade do Conhecimento Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo[D]