Saltar para o conteúdo principal

"Sonoridades" de José Sequeira - arte em madeira e pedra, no Centro Cultural Grandella

Patente até 19 de novembro de 2016, em Aveiras de Cima.

.

No dia 15 de outubro de 2016, a galeria do Centro Cultural Grandella, em Aveiras de Cima, inaugurou uma exposição do artista autodidata José Sequeira, natural daquela localidade. A mostra intitulada “Sonoridades” estará patente até 19 de novembro, e pode ser visitada de terça-feira a sábado entre as 10h30 e as 18h30. A iniciativa é promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Azambuja e tem entrada livre.

jose sequeira harpa 02

O artista aveiricense José Sequeira tem-se dedicado, nos últimos tempos, à criação de verdadeiras obras de arte em madeira, nomeadamente harpas, cuja sonoridade instrumental o fascinou, levando-o a enveredar pelo fabrico destes instrumentos. Com uma pequena oficina pessoal, executa todos os passos na construção desses instrumentos que são o ex-libris desta exposição.

Com a ajuda de vários amigos, que pesquisaram o fabrico destes instrumentos de cordas, José Sequeira foi desenvolvendo a sua paixão numa incessante busca do instrumento perfeito. Para o efeito, visitou museus dedicados à temática, recolhendo informação que lhe permitisse aperfeiçoar os instrumentos no que concerne, sobretudo, à sua sonoridade, dimensões e processos de construção, dado que em Portugal não há registo de artesãos a criar harpas.

Sendo as peças centrais da exposição, o trabalho de José Sequeira, não se limita à produção exclusiva destes instrumentos. Nesta mostra, no Centro Cultural Grandella, estarão também patentes um xilofone, uma flauta de pau, um jogo de xadrez em mesa de mármore e várias miniaturas.

Destaque, ainda, para outro objeto invulgar em Portugal e de beleza impar. Trata-se do jogo do sapo, fruto de um longo e árduo trabalho executado na totalidade na sua oficina, onde controla desde o processo de escolha e secagem das madeiras mais apropriadas até à construção final, com grande minúcia, de todas as peças. Sendo um jogo tradicional, é em Espanha e na América Latina, sobretudo no Perú, de onde se pensa que seja originário, que encontra a sua maior expressão.

A Biblioteca Municipal – Centro Cultural Grandella, em Aveiras de Cima, volta, assim, a albergar os trabalhos artísticos de um “filho da terra” que, com arte e engenho, divulga as suas obras ao público entre 15 de outubro e 19 de novembro de 2016.

» Brochura da exposição

.

 

voltar ao topo