Reabilitação do edifício municipal "Horta do Maia" para criação de um posto de apoio ao visitante

Portugal 2020 barra 3 Logotipos

Designação do projeto | POSTO DE APOIO AO VISITANTE

Código do projeto | ALT20-08-2316-FEDER-00029

Objetivo principal | Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética

Região de intervenção | Região NUT II - Lezíria do Tejo

Entidade beneficiária | Município de Azambuja

Data de aprovação | 22-12-2016

Data de início | 01-01-2017

Data de conclusão | 01-05-2018

Custo total elegível | 137.231,27 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 116.646,58 €

Apoio financeiro público nacional/regional | Não aplicável

» Resumo da intervenção

Propõe-se para a reabilitação do EDIFÍCIO HORTA DA MAIA, uma estratégia de reorganização funcional e implementação de obra, tendo em conta o objetivo claro de revitalizar a vila e reabilitar o seu edificado.

Numa primeira abordagem de intervenção fazemos uma aproximação ao edifício. Este apresenta duas ligações físicas ao exterior, quer pela Rua Jardim das Freguesias quer pela Rua Eng. Moniz da Maia. As outras duas faces do espaço a intervir tem uma relação apenas visual com o jardim público. Na verdade não existe uma relação física direta entre Jardim Publico e o espaço exterior do edifício (área de intervenção).

No contexto desta intervenção considerou-se muito importante e, até fundamental, ‘abrir’ o espaço exterior do edifício ao jardim público criando assim uma proximidade maior a todos os utentes. O espaço passaria a ser usufruído de uma forma ampla e descontraída, promovendo o lazer e o bem estar, mantendo no entanto o caráter do edifício como espaço de recato.

A intervenção pressupõe que o edifício seja cuidadosamente adaptado a uma nova função de Posto de Apoio ao Visitante, sendo que a proposta apresenta um objetivo claro de garantir o perfeito funcionamento do edifício nessa nova função. A sua adaptação pressupõe uma reorganização coerente e praticável do ponto de vista dos percursos, quer horizontal quer vertical entre todos os pisos.

Apresenta-se também necessário, o redimensionamento de instalações sanitárias e todas as outras áreas de apoio. Também não menos importante será a dotação do edifício de meios mecânicos e outros necessários a pessoas de mobilidade reduzida, respeitando assim o plano de acessibilidades fundamental para este tipo de edifícios. Ainda neste tema das acessibilidades será previsto um acesso em rampa ao edifício, desenvolvida do espaço exterior , de forma subtil e integrada.

Deny from all