Alunos de curso vocacional (2ºA de Azambuja) levam à cena "É agora Vicente!", no Dia Mundial do Teatro

Segunda-feira, 27 de março de 2017, no auditório do Páteo Valverde.

.

Os alunos da turma 2ºA do curso vocacional do 3º ciclo do ensino básico da Escola Secundária de Azambuja vão levar à cena uma peça intitulada “É agora Vicente!”. A representação pretende assinalar o Dia Mundial do Teatro, precisamente no dia da efeméride, e tem entrada livre.

A peça, baseada no Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, segue o mesmo modelo: é um desfile de personagens que, confrontadas com um Diabo e um Anjo, no dia do Juízo Final, vão vendo revelados (ou às vezes auto-revelados) as suas falhas em vida. Não tem um enredo com princípio, meio e fim, à semelhança da peça original: são quadros independentes, adaptados à realidade atual, e a unidade é conseguida com a presença das duas personagens principais (alegóricas).

A obra faz parte do currículo da disciplina de Português, contudo o projeto, integralmente da autoria dos alunos (texto, encenação, adereços), envolveu igualmente as disciplinas de História, Inglês e Proteção Civil.

O resultado do projeto teatral tem sido deveras motivador, uma vez que os alunos se envolveram e assumiram-no como seu. Em complemento, conjugaram-se o esforço, a disponibilidade, a paciência e a orientação dos professores, o apoio dos pais e das famílias que sempre acreditaram e nunca desistiram, e do Município de Azambuja que compreendeu que estes alunos – muitas vezes considerados desintegrados e problemáticos… – fazem parte do seu tecido social e merecem a sua oportunidade.

Um dos objetivos é, precisamente, ultrapassar a conotação negativa habitualmente associada aos cursos de ensino vocacional. Estes alunos corresponderam ao desafio de assumir responsabilidades que os fizeram e hão-de continuar a fazer crescer.

20170327 teatro turma 2A vocacional

Deny from all