Município participou no Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras

O evento decorreu no passado dia 08 de fevereiro, em S. João da Madeira

O Município de Azambuja esteve presente na Reunião Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, decorrida no passado dia 08 de fevereiro, em S. João da Madeira.

Nesta reunião, fez parte da ordem de trabalhos a apreciação e aprovação das propostas do Relatório 2018 e Plano de Atividades 2019 da RTPCE; processo de eleição da Comissão de Coordenação para o biénio 2019/2020; informações sobre a Assembleia Geral da AICE – Rennes, 21 de março de 2019; o VIII Congresso Nacional da RTPCE – Lagoa, a decorrer de 15 a 18 de maio de 2019 e outros assuntos.
A receção foi feita pelo senhor Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, pela Senhora Vereadora e pela representante da Comissão de Coordenação da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras. Do programa constava ainda, um momento lúdico-pedagógico e de partilha entre os municípios presentes, com a visita a dois museus emblemáticos da cidade, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado, e ao núcleo de Arte de Oliva.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras conta com 488 cidades associadas, em 37 países. Na sua origem, está o objetivo de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano, em conformidade com os “Princípios da Carta das Cidades Educadoras”.

De referir, que Azambuja faz parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras, desde o ano 2008. A adesão a este organismo tem enquadramento no facto da autarquia assumir os princípios da Carta Educativa como orientadores da ação municipal neste setor tão importante e estruturante para a vida de todo o Concelho de Azambuja enquanto comunidade.
Nesse contexto, Azambuja participa ativamente na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, onde toma contato com exemplos de boas práticas desenvolvidas por outros municípios e, naturalmente, apresenta aos parceiros os seus projetos e partilha com eles as experiências do trabalho desenvolvido.