Saltar para o conteúdo principal

Azambuja solidária contra a privatização da Valorsul

Pela defesa do serviço público, no interesse de todos os munícipes.


 

Os 14 municípios da Grande Lisboa e do Oeste servidos pela Valorsul, aos quais Azambuja está associado, voltam a informar as suas populações dos argumentos que os têm levado a oporem-se, de forma coesa e veemente, ao processo de privatização da empresa iniciado pelo Governo.


As autarquias envolvidas consideram que não existe razão nenhuma que justifique esta decisão do governo e que a gestão dos resíduos é um serviço essencial, que deve permanecer público e tendo como principal objetivo a defesa do interesse coletivo. Tanto mais que a Valorsul é uma empresa bem gerida, de comprovada eficácia e eficiência e com um bom desempenho ambiental e financeiro.


Por estes factos, as autarquias consideram que o governo está, assim, cada vez mais isolado nesta decisão, e que é consensual na sociedade portuguesa que esta venda é negativa para o País, tendo inclusive a Autoridade da Concorrência apontado "sérias dúvidas" relativamente a este processo, o que a levou mesmo a abrir uma "investigação aprofundada".


A privatização da Valorsul levará à imposição, no imediato, de um agravamento da tarifa, relativamente à que seria devida se a empresa se mantivesse pública, o que terá consequente impacto e reflexo na fatura que todos os munícipes pagam pelo tratamento de resíduos. Os municípios têm também fortes preocupações em relação ao futuro desempenho ambiental e social desta empresa.


Por estas razões, os municípios estão contra este processo, exigem que o governo pare de imediato com esta privatização e, caso pretenda manter a alienação da sua posição na empresa, então que permita aos municípios deter a maioria do capital da VALORSUL.


São subscritores desta posição os municípios de Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Odivelas, Peniche, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

voltar ao topo
Deny from all