Saltar para o conteúdo principal

Presidente da República - Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou o Monumento ao Primeiro Voo Militar

no dia 17 de julho, em Vila Nova da Rainha.

O Município de Azambuja recebeu no dia 17 de julho, o Presidente da República – Marcelo Rebelo de Sousa, numa visita integrada nas comemorações do Centenário da Aviação Militar, em que presidiu à inauguração do monumento evocativo dessa efeméride. O ato teve lugar na entrada nascente de Vila Nova da Rainha, localidade onde, no verão de 1916 foi aberta a primeira escola aeronáutica militar em Portugal.

Antes do referido ato, terá lugar, pelas 10h30 no Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, em Azambuja, o lançamento de uma emissão filatélica criada pela Direção de Filatelia dos CTT, alusiva à efeméride. De seguida, às 12h00, em Vila Nova da Rainha, o momento alto deste centenário, com a inauguração do monumento – que integra uma aeronave real - e do sítio histórico ‘primeira escola aeronáutica militar’. A cerimónia contará com a presença do Chefe de Estado, do Ministro da Defesa e das mais altas figuras da Força Aérea Portuguesa.

A iniciativa apresenta duas propostas de visita. Na Praça do Município encontram-se estacionadas duas aeronaves da Força Aérea, que estarão à disposição do público até domingo 24. Trata-se de um caça-bombardeiro Alpha-Jet e de um helicóptero Alouette III. Patente até ao fim do mês, estarão em exibição no Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque telas da autoria do pintor João Barros da Silva sob o título “Audácia – Pioneiros da Aviação Militar”.

No mesmo espaço, mas até final do mês, pode ser apreciada a mostra filatélica “Aviação Militar em Selos”. Até 30 de julho, a Galeria Municipal Mª Cristina Correia (junto ao jardim urbano), oportunidade para conhecer melhor a história da aviação militar portuguesa com uma exposição da FAP e do Museu do Ar.

Recorde-se que o programa comemorativo teve início a 8 de julho, com uma sessão solene no auditório municipal do Páteo Valverde, que integrou a conferência “Génese da Aviação Militar”, proferida pelo Tenente-General Mimoso e Carvalho, Presidente da Comissão Historico-Cultural da F.A., terminando com um grande concerto pela Banda da Força Aérea, na Praça do Município.

voltar ao topo
Deny from all