Saltar para o conteúdo principal

Feira de Maio de Azambuja - A mais castiça do Ribatejo

de 25 a 29 de maio

A Centenária FEIRA DE MAIO – a mais castiça das Festas Ribatejanas – está de regresso à Vila de Azambuja, entre 25 e 29 de maio de 2017.
O Ribatejo no seu melhor, em cinco dias de muito convívio, festa brava e afición!

A festa arranca em força com o dia dedicado às Tertúlias, quinta-feira 25 – que coincide, este ano, com o feriado municipal. Depois de uma animada vacada, pelas 10h30, o Jardim Urbano da vila enche-se de juventude e alegria com o almoço convívio das Tertúlias. Às quatro da tarde, as já ornamentadas ruas de Azambuja ganham ainda mais cor e vida com o desfile de largas dezenas de membros das tertúlias, envergando as camisolas que as identificam e os seus lenços bem garridos.

A inauguração oficial da feira está marcada para as 17 horas, na Praça do Município. À cerimónia juntam-se campinos, a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja e o cortejo tertuliano. Segue-se a abertura do pavilhão do Artesanato e das Atividades Económicas e da “Praça das Freguesias”, no Campo da Feira, que voltam a concentrar atenções ao longo dos 5 dias da Feira de Maio. Esta praça assume-se como o grande palco da ótima gastronomia regional e da animação, com toda a riqueza cultural das Freguesias do Concelho de Azambuja. As tasquinhas estarão a cargo de diversas associações e instituições de solidariedade, e estarão abertas entre as 12 e as 24 horas de cada um dos cinco dias. As coletividades desportivas e recreativas garantem a animação das noites desfilando pelo palco as suas artes.
A primeira entrada de toiros pelas ruas da vila acontece às 19h00, e à meia-noite todos os caminhos vão dar ao Jardim Urbano, para um concerto dos “The Lucky Duckies”, grupo que se encontra a comemorar 30 anos de carreira. Este dia encerra com a “Mesa da Tortura - prova de resistência e bravura” na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.

A sexta-feira continua a constituir um dos maiores cartazes da Feira de Maio, com a Noite da Sardinha Assada. Tudo começa às 21h00, com o cortejo de campinos com o gado pelas ruas da Vila à luz de archotes, seguido da habitual largada de toiros. A partir da meia-noite acontece a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho nos Largos do Rossio, da Fonte de Santo António, de Palmela, dos Pescadores e também na Praça do Município. Na noite mais animada não faltarão o fado vadio, a música de bandinhas itinerantes e vários arraiais até ao romper do dia. Às 02h30 da madrugada, animação musical ao rubro com o concerto de “David Antunes & The Midnight Band”, no Jardim Urbano.

Sábado é o Dia do Cavalo, que começa com aulas práticas de equitação, na Praça do Município, pelas10h30. Na Várzea do Valverde, a partir das 14 horas decorrerá o V Troféu “Dr. Luís Ortigão Costa” - Admissão a Concurso de Modelo e Andamentos, Classe Éguas Afilhadas – Puro Sangue Lusitano. Uma hora mais tarde, os campinos mostram todas as suas capacidades nas provas de campo, com a condução de Jogos de Cabrestos, Condução de Cabresto e Prova de Perícia. A largada de toiros do dia acontece às 18h30 e, quando for meia noite, o grupo “Amor Electro” – última grande atração musical – dará o seu concerto junto à Escola Básica Boavida Canada. Às 02h30, nova sessão de “Mesa da Tortura”, na praça de toiros.

Na manhã de domingo, Dia do Campino, vive-se o momento mais solene, a tradicional Homenagem ao Campino, na Praça do Município, pelas 09h30. Todos os campinos vêem o seu valor reconhecido na figura de um dos campinos que dedica a sua vida aos cavalos e aos toiros e há mais anos colabora na Feira de Maio. Este ano, o homenageado será o Campino Júlio Cordeiro Guilherme. Depois deste momento solene, segue-se mais uma entrada de toiros. Destaque, igualmente no domingo, para a tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas 18h30, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. Este ano, o cartel é composto pelos cavaleiros profissionais Rui Salvador, Bastinhas Jr. e Duarte Pinto, pela praticante Verónica Cabaço, e por 3 grupos de forcados amadores, do Ribatejo, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e de Azambuja.

Na última manhã da feira, segunda 29 de maio, assinala-se o Dia da Criança com a atividade “Feira na Vila”. Mais de mil crianças do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho visitam tertúlias e participam em variados momentos culturais e recreativas. Às cinco da tarde, antes da última “espera”, procede-se à entrega de prémios às melhores ornamentações de largos, janelas ou fachadas, e montras, na Praça do Município. A última oportunidade para apreciar os toiros nas ruas começa a partir das 18h30. Um espetáculo de fogo-de-artifício encerrará, pelas 24h00, mais uma edição da Feira de Maio.

Por fim, recapitulando as largadas de toiros, diárias, que constituem um dos principais ingredientes da festa: quinta-feira, às 19h00; sexta-feira, a grande noturna, às 22h00; sábado, às 18h30; domingo, às 10h30; e a última, segunda-feira, às 18h30.


De 25 a 29 de Maio de 2017, FEIRA DE MAIO DE AZAMBUJA, a Feira Mais Castiça do Ribatejo!

 

  » Programa oficial da Centenária Feira de Maio 2017

 

programa feira maio 2017 1

 

programa feira maio 2017 2

 

voltar ao topo
Deny from all