Saltar para o conteúdo principal

PAFT-Fins de Semana: ao 1º peddy paper segue-se uma aula de pilates clínico

Atividade física para todos, gratuita, ao domingo, de 15 em 15 dias.



O Programa Atividade Física para Todos, promovido pelo Município de Azambuja há mais de uma década, realizou no dia 21 de janeiro o seu 1º Peddy Paper. Sob o tema “À descoberta da Vila – um passeio pela história”, a iniciativa atraiu cerca de 30 participantes, organizados em equipas e proporcionou uma agradável manhã de domingo.

Sem carácter competitivo, e com um nível de dificuldade baixo para permitir a participação de todas as gerações, a atividade teve como objetivo dar a conhecer alguns elementos e apontamentos culturais e arquitetónicos da vila de Azambuja.

De referir que o peddy paper foi organizado em parceria com dois alunos do ensino profissional em estágio com vista à sua Prova de Aptidão Profissional. No final do percurso, que proporcionou um bom exercício mental, uma aula convívio de zumba e a parede de escalada deram maior expressão à vertente física.
20180204 PAFT pilates Azambuja
Entretanto, a programação PAFT para este primeiro trimestre de 2018 já está completa.

A próxima proposta é uma aula de pilates clínico, no dia 04 de fevereiro, no Pavilhão Municipal de Azambuja. Aconselha-se os participantes a levarem roupa confortável, uma toalha, garrafa de água e - quem tiver - o seu tapete de fitness. Sublinhe-se que esta aula será orientada por uma instrutora certificada em pilates clínico.

Pilates é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. Este método, quando foi desenvolvido, tinha como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição.

O Pilates Clínico é uma modificação do método original, feita desde os anos 90 por fisioterapeutas, e assente em bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente. Organiza-se em vários graus de dificuldade, por forma a ser direcionado para a reabilitação física, e pode ser aplicado individualmente ou em grupo.

Estes exercícios têm como princípios a manutenção da estabilidade da coluna; um correto alinhamento corporal coordenado com a respiração; a precisão, o controlo e a fluidez de movimentos; e a concentração, de modo a desenvolver a consciência corporal.


Seguir-se-á uma mega-aula de hidroginástica, dia 18 de fevereiro nas piscinas de Azambuja.

Chegados ao mês de março, prioridade às atividades de ar livre com dois passeios pedestres de dificuldade média.

No dia 04, a caminhada Rota do Castelo, em Vila Nova de S. Pedro (partida da delegação da União de Freguesias), e no dia 18, a caminhada Rota dos Jarros, na localidade de Virtudes (concentração junto à coletividade).

Em todas as atividades PAFT Fins de semana (quinzenais, ao domingo) a participação é gratuita e o encontro está marcado habitualmente para as 09h00.

201801 PAFT fev mar site

voltar ao topo