Saltar para o conteúdo principal

Azambuja comemora o “Dia Europeu sem Carros” – 22.setembro.2018

Iniciativa integrada na “Semana Europeia da Mobilidade”


O Município de Azambuja associa-se às comemorações da “Semana Europeia da Mobilidade 2018”. A autarquia vai assinalar “O Dia Europeu sem Carros”, sábado, 22 de setembro, com um conjunto de atividades lúdicas e desportivas dirigidas às famílias. A iniciativa decorrerá entre as 10h00 e as 18h00, no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos e na Praça do Município, em Azambuja.

Este evento tem como objetivo promover a mobilidade sustentável, reforçando a necessidade de adotar comportamentos mais amigos do Ambiente. O público aderente terá à sua disposição uma variedade de ações totalmente gratuitas: aulas de Zumba às 10h00 e 17h00, Afro Moves pelas 11h00 e Danças de Salão às 12h00. Ao longo do dia, estarão disponíveis bicicletas convencionais e bicicletas elétricas e, ainda, carrinhos a pedais. A pensar nos mais novos, haverá insufláveis, modelagem de balões, pinturas faciais, … e muito mais!

Durante este sábado, a Vila de Azambuja vai interromper a circulação automóvel na Rua Engenheiro Moniz da Maia, Rua Teodoro José da Silva, Praça do Município e na Rua Vitor Córdon, entre as 10h00 e as 18h00.

Toda a população do concelho que queira participar terá transporte gratuito cedido pelo município. A recolha, que passa por todas as freguesias, terá início às 08h45 em Vila Nova de S. Pedro, com regresso marcado às 12h15 em Azambuja. Segue-se outra recolha, com regresso aos seus destinos pelas 18h00.

Nesta iniciativa, que decorre anualmente de 16 a 22 de setembro, pretende-se que os cidadãos europeus tenham a oportunidade de contactar atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de estimular um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. Este ano, a 17ª edição dá especial ênfase à multimobilidade, com o slogan “Combina e Move-te”.

Para além das ações de promoção e sensibilização que decorrem durante a realização desta campanha, cada Município deverá assumir um compromisso duradouro, manifestando intenção em investir em medidas que concretizem e permitam, desde já e num futuro, atingir o objetivo principal desta campanha, viver-se em cidades e vilas mais sustentáveis, assegurando-se uma mobilidade mais sustentável. A alguns dias do início desta campanha europeia verifica-se a adesão de cerca de 43 países, 2145 localidades. Portugal com a participação de 82 municípios e respetivamente 85 localidades assegura a maior participação de sempre neste compromisso. O nosso país contribui, todos os anos, com a implementação de várias medidas permanentes, pelo que este ano serão ultrapassadas as 3656 medidas introduzidas em Portugal, desde a 1ª edição.

» Mapa da zona interdita ao trânsito automóvel | » Horários do transporte gratuito em todas as freguesias   

2018 dia sem carros transporte

20180922 dia sem carros cartaz

 

voltar ao topo