Saltar para o conteúdo principal

Azambuja integra projeto “Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens”

Plano de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela CIMLT e financiado pela União Europeia.



Azambuja é um dos municípios integrados no projeto de criação de um laboratório móvel de inovação e aprendizagens, no âmbito do PIICIE-Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo.

No dia 9 de novembro, foi dado mais um passo com vista à concretização do projeto com a realização do segundo workshop “Modelo de Educação pela Inovação na Lezíria do Tejo: Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”.

Nesta ação de formação, dando continuidade a outra já realizada em outubro, estiveram representados os dez municípios pertencentes à candidatura do PIICIE-LT. Pelo Município de Azambuja, participaram no encontro elementos da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária, membros das direções dos três agrupamentos de escolas e alguns professores das áreas das Ciências, Biologia, Matemática e Informática. O objetivo, nesta fase, é preparar os profissionais envolvidos capacitando-os para a utilização das tecnologias presentes no futuro laboratório e, consequentemente, operacionalizar a sua rentabilização como ferramenta de promoção do sucesso educativo.

Refira-se que este laboratório móvel consistirá na transformação de um autocarro, equipado com tecnologias digitais que permita um trabalho pedagógico inovador. Será um autocarro inclusivo e efetuará um “roadshow”, passando pelos 19 Agrupamentos de Escolas de toda a Lezíria do Tejo. Trata-se de uma das ações inseridas no eixo Educação pela Inovação, eixo esse que pretende abranger os níveis pré-escolar, todo o ensino básico e, ainda, os ensinos secundário e profissional.

O PIICIE-Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar tem como promotor a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e é financiado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do programa Alentejo 2020 / Portugal 2020.

Azambuja é um dos dez municípios parceiros empenhados neste projeto inovador a implementar no período 2017/2020. Em síntese, o plano tem como metas combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo através de ações que estimulem o desenvolvimento de competências socioemocionais, criatividade, cidadania e pensamento crítico, entre outras.


voltar ao topo