Saltar para o conteúdo principal

Campanha solidária a favor da instituição CERCI-Flor da Vida, de Azambuja

Conta aberta a donativos até 31 de janeiro de 2019.


É do conhecimento público, a situação financeira particularmente grave em que se encontra a instituição CERCI-Flor da Vida, sedeada em Azambuja. Trata-se de uma cooperativa equiparada a uma IPSS, que tem como missão prestar os serviços adequados às pessoas com deficiência e apoiar as respetivas famílias.

A sua ação diária dá, atualmente, resposta a um total de 369 utentes, contando para tal com 80 trabalhadores. Sendo uma instituição sem fins lucrativos, por um lado a geração de receitas próprias é muito limitada, e por outro, a especificidade do público-alvo da sua atividade consome muitos recursos, até porque a situação socioeconómica de muitas das famílias apoiadas é, igualmente, muito frágil.

Perante a gravidade da situação, em que não está posta de parte a possibilidade de insolvência, a instituição dirigiu um pedido de ajuda ao Município para evitar um desfecho que ninguém deseja. A Câmara Municipal de Azambuja tem apoiado e continuará a apoiar a CERCI-Flor da Vida no quadro legal previsto no Regulamento de Apoio às IPSS.

Contudo, e apesar de estar sensível à emergência do momento, a autarquia vê-se proibida por lei de atribuir qualquer subsídio destinado ao pagamento de despesas com pessoal, dívidas a fornecedores ou liquidação de empréstimos.

Desta forma, impossibilitado de dar um contributo monetário imediato, o Município de Azambuja lança à comunidade de todo o concelho um apelo à ajuda financeira para que a CERCI-Flor da Vida possa honrar os compromissos com os seus funcionários e fornecedores e, sobretudo, possa dar continuidade ao inestimável serviço que presta a tantos cidadãos portadores de deficiência, que dele tanto necessitam.

O apelo é dirigido às empresas, ao abrigo da lei do mecenato, mas também a todas as pessoas, a título individual, de acordo com as possibilidades de cada um. A instituição disponibiliza, desde já, um espaço no interior das suas instalações para registo dos nomes de todos os que sejam mecenas desta causa.

Assim, é lançada uma campanha de angariação de donativos, por transferência bancária, a decorrer até dia 31 de janeiro de 2019, para a seguinte conta:

  • IBAN – PT50 0045 5070 4002 0387 6145 2
  • Swift – CCCMPTPL
  • Banco – Caixa de Crédito Agrícola de Azambuja
  • Beneficiário – CERCI-Flor da Vida
  • Descrição – Campanha solidária


voltar ao topo
Deny from all