Saltar para o conteúdo principal

Município vai disponibilizar acesso à rede WiFi, de forma gratuita, em espaços públicos

Candidaturas aos projetos “WIFI4EU” e “WiFi no Centro Histórico de Azambuja” aprovadas

 

O Município de Azambuja vai disponibilizar, em espaços públicos, duas redes de WiFi - acesso à Internet sem fios, gratuito. Trata-se de duas candidaturas submetidas pela autarquia e aprovadas com apoio financeiro comunitário. O projeto “WiFi4EU” é financiado pela Agência de Execução para a Inovação e as Redes da União Europeia (INEA), e o projeto “WiFi Centro Histórico” é cofinanciado pelo Turismo de Portugal.

Estas iniciativas surgem no âmbito do projeto da União Europeia de criar um mercado único digital, em todos os países e cidades que dela fazem parte, criando uma ligação à internet nos espaços públicos acessíveis a todos os cidadãos, independentemente de onde vivem e dos seus rendimentos.

Ambos os projetos têm o objetivo de promover o acesso sem fios e gratuito à Internet em espaços e edifícios públicos, como parques, praças, biblioteca, museu, entre outros, numa vasta área da vila de Azambuja. É uma rede aberta e não exige qualquer tipo de autenticação ou senha de acesso.

Azambuja é um dos primeiros 2800 municípios de toda a Europa aprovados na candidatura “WiFi4EU”, financiada pela União Europeia. A autarquia foi contemplada com um vale de 15.000 euros, que está a ser utilizado, desde janeiro de 2019, para a instalação dos equipamentos desta nova rede.

Por sua vez, o projeto “WiFi no Centro Histórico de Azambuja", com o apoio do Turismo de Portugal, está inserido no programa “Smart Cities” – conceito de cidade inteligente. Um conceito inicialmente aplicado a grandes cidades, mas que hoje, qualquer município, ao melhorar a prestação de serviços através das novas tecnologias, mantendo um equilíbrio entre competitividade e sustentabilidade, pode ser considerado um município inteligente.

A opção de colocar as redes WiFi de forma gratuita no Centro Histórico do Município de Azambuja, visa melhorar o acesso aos conteúdos informativos, para maximizar a visibilidade dos locais turísticos do Município e para dar vida aos espaços públicos da vila. A cobertura desta rede passará pela artéria principal de Azambuja, iniciando-se junto à Praça de Touros e ao Pavilhão Desportivo Municipal, abrangendo as instalações do “Páteo Valverde” – complexo municipal onde se encontram diversos serviços municipais, nomeadamente o serviço de “Atendimento ao Público”, o “Espaço Cidadão”, a Universidade Sénior e o Museu Municipal. Percorrerá toda a zona do “Rossio”, envolverá o Jardim Urbano “Dr. Joaquim António Ramos” e termina na Praça do Município. Estas são as áreas de maior concentração de equipamentos sociais e circulação de pessoas da Vila de Azambuja, onde coincide com as áreas aliadas às festividades anuais com fortes tradições ribatejanas, que têm como expoente máximo a centenária “Feira de Maio”.

O projeto encontra-se em fase de contratação e conta com o orçamento total de 61.042,60 euros, dos quais 45.000 euros são cofinanciados pelo Turismo de Portugal.

Estas iniciativas constituem mais dois passos na afirmação de Azambuja como um município cada vez mais moderno e com uma atenção pró-ativa, quer acompanhando o desenvolvimento da sociedade quer respondendo às necessidades dos seus munícipes e visitantes.


voltar ao topo