Saltar para o conteúdo principal

Município de Azambuja é pré-finalista nas "7 Maravilhas Doces de Portugal"

 Os 140 doces a votar nas eliminatórias distritais serão revelados a 7 de maio de 2019.


O Município de Azambuja é pré-finalista no concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal"
 com o doce "Abafadinho", na categoria Doces de Inovação. De referir, que o Concelho de Azambuja concorreu com duas iguarias, as "Queijadinhas de Azambuja" - na categoria Bolo de Pastelaria, e o "Abafadinho" - na categoria Doce de Inovação.

O "Abafadinho", nomeado na Categoria de Inovação, nasceu do engenho da cozinheira Susana Sousa (restaurante Aveiramariscos - Aveiras de Cima) que pegou no famoso queijo de cabra artesanal de Adolfo Henriques (Granja dos Moinhos - Maçussa) e o combinou com o tradicional vinho abafado, equilibrando o doce e o salgado. Trata-se de um pudim de abafado com gelado de queijo chèvre, inovador, à procura do seu lugar ao sol, isto é... à mesa!

Das 907 candidaturas às "7 Maravilhas Doces de Portugal" já foram apurados 420 candidatos. Da segunda fase de votação do Painel de Especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Estes 140 doces são revelados a 7 de maio, num programa de televisão a emitir em direto pela RTP1.

O Painel de Especialistas votou e ficaram identificados os 420 doces que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal®. Agora esta lista será reduzida a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público. Este Painel de Especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas. Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas, num envolvimento sem precedentes de todo o país.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

 

Site 7 Maravilhas Doces de Portugal

facebook.com/7maravilhas

 7maravilhasdoces

 

voltar ao topo