Saltar para o conteúdo principal

Projeto para requalificação da Avenida Gago Coutinho em Vila Nova da Rainha

Melhorar a segurança e a mobilidade na via que dá acesso à linha ferroviária.



O Município de Azambuja está a desenvolver o projeto para a requalificação da Avenida Gago Coutinho, na freguesia de Vila Nova da Rainha. Trata-se de uma artéria de grande importância, uma vez que faz a ligação entre a localidade e o apeadeiro da linha de comboio.

No trabalho desenvolvido, foram analisados os principais problemas e barreiras existentes nesta avenida, de forma a projetar soluções confortáveis para os moradores e para os utilizadores da linha férrea, de acordo com as melhores práticas em termos de Planeamento Urbano Sustentável.

Na concretização do projeto, prevê-se que a ligação à Estrada Nacional 3 mantenha todas as suas características, tanto de acesso automóvel como pedonal. Pretende-se, no entanto, valorizar o acesso por ciclovia do lado Sul, que coincide com a entrada da maioria dos peregrinos provenientes desse lado. Nesse sentido, será retirado todo o passeio em calçada e será criada uma via pedonal e clicável, nivelada com a via automóvel, com cerca de 3 metros de largura e as devidas marcações de separação para peões e veículos não motorizados. A artéria central, destinada à circulação automóvel, continuará a ter dois sentidos, com uma largura total de 5.5 metros.

Na berma do lado Norte, ficará a bacia de retenção de águas pluviais que será manilhada e enterrada, permitindo a criação de lugares de estacionamento numa faixa com cerca de 3 metros de largura.

Com este projeto, o Município de Azambuja vem dar resposta aos anseios, nomedamente, da população de Vila Nova da Rainha, melhorando as condições de segurança e mobilidade da Avenida Gago Coutinho, reconhecidamente uma via de grande utilidade pública.


voltar ao topo
Deny from all