Saltar para o conteúdo principal

Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, inaugurada em festa

Foi na tarde do dia 25 de Setembro, com uma cerimónia solene e uma corrida de touros com muita emoção.

 

 

 

A Vila de Azambuja assistiu, na tarde de domingo 25 de Setembro, à inauguração da nova praça de touros, designada “Praça de Touros Dr. Ortigão Costa”. A cerimónia teve lugar pelas 16h00, a anteceder uma corrida de touros cheia de juventude, com seis cavaleiros da nova geração, dois grupos de forcados e a actuação (pouco habitual) de seis parelhas de campinos a cavalo para a recolha dos toiros.

A sessão protocolar de inauguração do novo recinto de actividades taurinas iniciou-se com o ritual de bênção do espaço e de todos os seus utilizadores, presidido pelo Cónego João Canilho, pároco de Azambuja. Após a breve celebração religiosa, começaram por usar a palavra o Presidente da Junta de Freguesia de Azambuja - Sr. António Amaral - e o Presidente da Associação Cultural "A Poisada do Campino" - Dr. António José Matos. Seguiu-se a intervenção (emocionada, diga-se) do Sr. Jorge Ortigão Costa, em representação dos muitos familiares presentes na cerimónia e em memória do seu pai, o homenageado e grande homem de Azambuja e da "festa brava" Dr. Luís Jorge Roldan Ortigão Costa. Os três discursos foram unânimes felicitando o município pela coragem e determinação na realização da obra, e também pela justíssima homenagem à figura do ganadeiro Dr. Ortigão Costa. As palavras finais da sessão pertenceram ao Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Dr. Joaquim Ramos, que sublinhou a importância e prioridade da preservação das raízes e da identidade cultural de um povo na acção política das autarquias. Por fim, o descerrar da placa que assinala a efeméride para a posteridade.

Viraram-se, depois, as atenções para a arena onde teriam lugar as maiores emoções da tarde. Apresentaram-se em praça todos os artistas anunciados no cartel composto, nomeadamente, pelos cavaleiros João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, Tiago Carreiras, Tomás Pinto e Paulo d’Azambuja. Meia dúzia de nomes das promissoras novas gerações do toureio a cavalo nacional. Os touros a lidar eram seis exemplares Ortigão Costa, a divisa do patrono da praça. As pegas foram repartidas entre o Grupo de Forcados Amadores de Azambuja e o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete que cumpriram os seus propósitos com grande valentia. A recolha dos touros, numa prática pouco vista mas de merecido reconhecimento do papel do Campino, foi executada por seis parelhas de campinos a cavalo.

Para estimular os desempenhos dos artistas, estavam anunciados troféus para a melhor lide, para a melhor pega e também para a melhor parelha de campinos. Os triunfadores da tarde foram o cavaleiro Tiago Carreiras (troféu Câmara Municipal de Azambuja), o forcado Ricardo Paiva dos Amadores de Azambuja (troféu Junta de Fregusia de Azambuja) e a dupla de campinos José Lopes e José Gaspar (troféu "A Poisada do Campino"). A corrida foi musicalmente abrilhantada pela Banda do Centro Cultural Azambujense, numa tarde de metereologia muito agradável e de grande simbolismo para a Vila e para o Concelho de Azambuja: a inauguração da nova Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, a peça que faltava à requalificação integral do designado "Campo da Feira".

 

  

 

  

 

  

 

  
 

voltar ao topo