Ir para o conteúdo

Câmara Municipal de Azambuja

Página principal



















  SEGUIR

Notícias

Agrupamento de Escolas de Azambuja promo…

dia 22 de novembro, pelas 10h30, no Auditório do Centro Paroquial de Azambuja

Read more

Notícias

Autoridade Nacional da Proteção Civil al…

É proibido a realização de queimas e queimadas. +  ...

Read more

Notícias

Município de Azambuja propõe ementa saud…

Atividades do Dia Mundial da Diabetes - 14 de novembro. ...

Read more

Notícias

Executivo Municipal de Azambuja reúne no…

Dia 21 de novembro de 2017, às 15h00 ...

Read more

Notícias

Sessão pública - Projeto de Regulamento …

dia 17 de novembro de 2017, no salão da Junta de Freguesia

Read more

ETAR - Concelho de Azambuja

O sistema de saneamento do Município de Azambuja é composto por cinco Estações de Tratamento de Águas Residuais (adiante ETAR), sendo estas as seguintes: ETAR de Aveiras, ETAR de Azambuja, ETAR de Maçussa, ETAR de Vila Nova da Rainha e ETAR de Alcoentre. A gestão e exploração destas infra-estruturas encontra-se sob a responsabilidade da empresa Águas do Oeste.

O sistema actual permite servir cerca de 60% da população do concelho, estando ainda prevista a construção da ETAR Casais de Baixo/Casais de Britos, que irá servir para além de parte da população da freguesia de Azambuja também a zona industrial V.N. Rainha / Azambuja. Procura – se assim, com o reforço do sistema de tratamento abranger 90% da população passível de ser servida por ETAR, no concelho.

Nunca é demais salientar que uma ETAR convenientemente dimensionada e funcionando adequadamente é fundamental para garantir a saúde pública e a preservação dos recursos hídricos, de modo a evitar a sua contaminação. Assim, as ETAR’s têm como objectivo o tratamento final das águas residuais produzidas pelas populações, permitindo, para além da descarga de águas residuais devidamente tratadas nos respectivos rios e ribeiras que as recebem, melhorando, desta forma, a qualidade da água que circula nos mesmos, até mesmo, uma possível reutilização destas águas após o respectivo tratamento.

Apesar da aparente robustez dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, estes são de facto bastante sensíveis, podendo a sua eficácia ser afectada tanto por factores ambientais incontroláveis, como pela incorrecta utilização dos utilizadores / munícipes, dos sistemas de drenagem de águas residuais. É assim importante realçar que estes sistemas não se destinam a recolher qualquer tipo de resíduos sólidos, pelo que não devem ser lançados nas sanitas, lavatórios ou quaisquer outros ralos existentes nos sistemas prediais, tais como: restos de comida, plásticos, cigarros, lâminas, preservativos, produtos de higiene feminina, em suma qualquer tipo material sólido, sob pena de causar entupimentos e danos nos equipamentos. A utilização adequada dos sistemas de esgotos evita incómodos aos utilizadores e gastos de manutenção desnecessários.

De acordo com os Census 2001, o concelho de Azambuja apresenta uma população residente de 20.837 habitantes, sendo que a população passível de ser servida por ETAR em funcionamento é actualmente:

ETAR em funcionamento

Lugares Servidos

População passível de serviço (%)

Aveiras / Virtudes

Aveiras de Cima

22,46%

C. Comeiras

Vale Paraíso

Aveiras de Baixo

Casais da Lagoa

Azambuja

Azambuja (vila)

24,05%

Maçussa

Maçussa

2,03%

Alcoentre

Alcoentre

8,00%

Quebradas

V. N. da Rainha

V. N. Rainha

3,28%

Processos de tratamento utilizados nas ETAR’s de Azambuja

As estações de tratamento de águas residuais em funcionamento no concelho, utilizam os seguintes sistemas de tratamento:

Lagunagem

Este processo de tratamento pretende recriar as condições naturais de depuração (purificação) da água. A água residual atravessa uma série de lagoas (advindo daí a sua designação). Normalmente, estas estações de tratamento são compostas por uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa e uma lagoa de maturação. Nas duas primeiras o objectivo é remover a matéria orgânica presente na água residual, enquanto que na lagoa de maturação se pretende remover osorganismos patogénicos, com vista à libertação da água residual tratada no meio receptor, que no caso do concelho de Azambuja, são as linhas de águarios e ribeiras existentes e que apresentam características para receber estas águas.

As principais vantagens destes sistemas relacionam-se com a simplicidade e economia da construção e manutenção destas unidades.

Lamas Activadas

É um processo de tratamento de águas residuais baseado na oxidação da matéria orgânica, por bactérias aeróbias, através da injecção de oxigénio em tanques de arejamento, também conhecidos como, bioreactores. O processo de injecção de oxigénio serve para misturar a lama a tratar com a água residual e fornecer o oxigénio suficiente para os microrganismos degradarem os compostos orgânicos e é conhecido como arejamento. Parte das lamas recolhidas nos decantadores, em resultado da decomposição da matéria orgânica, são reintroduzidas no tanque de arejamento, como forma de aumentar a eficácia do processo uma vez que se possibilita aos microrganismos presentes nas lamas uma nova oportunidade para degradarem a matéria orgânica.

Este é um processo relativamente sensível uma vez que é necessário proporcionar à população bacteriana responsável pela degradação da matéria orgânica presente nas águas residuais, condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Por estes factos as ETAR não se encontram capacitadas para receber esgotos com características diferentes daquelas para que foram dimensionadas, como por exemplo, no caso das ETAR do concelho, a recolha de óleos de motor. As características das águas residuais recolhidas encontra-se devidamente regulamentada, tendo em consideração a realidade do sistema de drenagem e tratamento existente.

Fases de tratamento das águas residuais

As águas residuais ao entrarem numa estação de tratamento sofrem um conjunto de tratamentos que se descrevem de seguida, de uma forma sucinta:

Pré-tratamento

Esta fase de tratamento preliminar tem por objectivo, proceder à remoção dos sólidos grosseiros transportados no esgoto, por exemplo, o papel higiénico. Este processo é realizado através de através da utilização de grelhas e de crivos grossos de diversas dimensões.

Tratamento primário

Depois da remoção dos sólidos mais grosseiros começa verdadeiramente o tratamento das águas residuais, onde a matéria poluente é separada da água por sedimentação, nos decantadores primários. É um processo exclusivamente de acção física, que pode, nalguns casos, ser ajudado pela adição de agentes químicos que promovem a coagulação/floculação da matéria em suspensão, possibilitando assim a obtenção de flocos de matéria poluente de maiores dimensões mais facilmente decantáveis.

Após o tratamento primário, a matéria poluente que permanece na água é de reduzidas dimensões, normalmente constituída por coloides, não sendo por isso passível de ser removida por processos exclusivamente físico-químicos. A eficiência de um tratamento primário pode chegar a 60% ou mais dependendo do tipo de tratamento e da operação da ETAR.

Tratamento secundário

A etapa seguinte no processo de tratamento é vulgarmente designada por tratamento secundário. Esta fase tem por objectivo remover a matéria orgânica, que será consumida por microorganismos nos chamados reactores biológicos. Estes reactores são normalmente constituídos por tanques com grande quantidade de microorganismos aeróbios, havendo por isso a necessidade de promover o seu arejamento, através da injecção de oxigénio, no reactor. Os microorganismos presentes no efluente são posteriormente removidos por um processo de decantação no chamado decantador secundário.

No final desta operação de tratamento a maioria das águas residuais tratadas apresentam um reduzido nível de poluição por matéria orgânica, podendo na maioria dos casos, ser admitidas no meio ambiente receptor.

Tratamento terciário

É o tratamento final de afinação da qualidade da água, antes da sua libertação nas linhas de água. Tem por finalidade proceder à desinfecção das águas residuais tratadas, com vista à remoção de organismos patogénicos e/ou eventualmente remover nutrientes em excesso que ponham em causa a qualidade da água do meio receptor.

Impactes das Descargas de Águas Residuais Não Tratadas

Os impactes resultantes das descargas de águas residuais não tratadas são muitos e variados na sua natureza, e, com sérias implicações tanto para a saúde pública como para o ambiente.

A descarga de águas residuais não tratadas nos cursos de água provocam a degradação da qualidade da água impedindo a sua utilização como fonte de água potável, condiciona a possibilidade da sua utilização para rega, provoca a diminuição e eventualmente o esgotamento de oxigénio presente nas linhas de água com consequências desastrosas para as populações de peixes e de outros organismos sensíveis (daí a importância da correcta ligação às redes de drenagem que encaminham os esgotos para tratamento nas ETAR e da progressiva eliminação da utilização de fossas sépticas, uma vez que estas também contribuem para a contaminação de solos e lençóis freáticos).

Associado às descargas de águas residuais está a proliferação de vectores de doenças, como os insectos, os quais podem eventualmente ter um impacte sério na saúde pública, com a transmissão de diversas doenças perigosas. Provoca ainda a libertação de odores, os quais podem causar dificuldades respiratórias e insónias.

O enriquecimento com matéria orgânica das massas de água como resultado de descargas de águas residuais não tratadas pode ainda contribuir para o desenvolvimento de processos de eutrofização. Este fenómeno consiste fundamentalmente no enriquecimento do meio aquático com matéria orgânica, o que provoca o crescimento acelerado de algas e de formas superiores de plantas aquáticas, perturbando o equilíbrio biológico e a qualidade das águas em causa.

Para além das consequências citadas anteriormente, temos ainda inconvenientes de ordem estética, que podendo não ter a importância de alguns dos aspectos mencionados anteriormente, não devem ser menosprezados.

Contactos Úteis

  • Município

  • Escolas

  • Freguesias

  • Emergência/Segurança

  • Saúde/Farmácias

  • Outros contactos

  • Museu e Bibliotecas Municipais

    Museu Mun. Sebastião Mateus Arenque
    Tel. 263 400 884

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    Biblioteca Azambuja | Tel. 263 400 485

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    Biblioteca Alcoentre | Tel. 263 487 196

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    Bib. Aveiras de Cima | Tel. 263 474 114

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Turismo e Desporto

    Posto de Turismo - Azambuja
    antiga Casa da Juventude (Jardim Urbano)
    Tel. 263 400 476
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

     

    Serviço de Desporto
    Tel. 263 400 475
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Gabinetes de Apoio

    Gabinete de Apoio à Presidência
    T. 263 400 403/4 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

     

    Gabinete de Comunicação

    Tel. 263 400 431/5

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

     

    Gabinete de Apoio às Colectividades
    Tel. 263 400 401
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • CÂMARA e ASSEMBLEIA

    Câmara Municipal de Azambuja
    Tel. 263 400 400 | Fax. 263 401 271
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

     

    Assembleia Municipal de Azambuja
    Tel. 263 400 412
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

  • Unidade de Atendimento ao Público | Espaço Cidadão

    Páteo Valverde – Azambuja
    Tel. 263 400 882 
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Dias úteis das 09h00 às 16h30

     

    Espaço Cidadão Manique do Intendente

    Instalações da Junta União de Freguesias

    Tel. 263 486 679

    Dias úteis 09h00-12h30 / 14h00-16h30

  • Ação Social / CPCJ / Apoio ao Imigrante

    Gabinete de Saúde e Acção Social

    Tel. 263 400 491

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    CPCJ - Comissão de Protecção de Crianças

    Tel. 263 400 472

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    CLAII – Centro de Apoio ao Imigrante
    Tel. 263 400 491

    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Educação e Juventude

    Serviço de Educação

    Tel. 263 400 496
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

     

    CEJA – Centro de Juventude do Concelho de Azambuja
    Tel. 263 418 313
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

  • Divisão de Infraest. e Obras Municipais

    Tel. 263 400 860
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

     

    Serviço de Ambiente
    Tel. 263 400 877
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Divisão de Urbanismo

    Tel. 263 400 448
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

     

    Atendimento ao Público:
    Páteo do Valverde - Azambuja
    (das 09h00 às 16h00)
  • GIP - Gabinete de Inserção Profissional

    Páteo Valverde

    Avenida do Valverde - 8 M
    2050-343 Azambuja
    Tel. 263 400 444
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

     

    Dias úteis: 09h30/12h30 e 13h30/16h00

  • Agrupamento do Alto de Azambuja

    Escola Básica Integrada de Manique do Intendente
    Tel.263 486 277

    Centro Escolar de Alcoentre
    Tel.263 487 555

    Jardim de Infância de Manique do Intendente
    Tel.263 487 132

  • Agrupamento de Azambuja

    Escola Secundária de Azambuja - Tel. 263 409 330

    E. Básica Integrada de Azambuja - Tel. 263 406 520/1

    C. Escolar Boavida Canada, Azambuja - Tel. 263 407 650

    EB1 I.C.Lopes (Qta. Gatos), Azambuja - Tel.263 418 630

    EB1 do Bairro da Socasa - Tel.263 408 284

    EB1 de Vila Nova da Rainha - Tel.263 861 105

    J.Infância de Vila Nova da Rainha - Tel.263 853 332

  • Agrupamento de Vale-Aveiras

    EB 2,3 de Aveiras de Cima - Tel.263 470 170

    EB1 de Aveiras de Cima - Tel.263 474 011

    EB1 de Vale do Brejo - Tel.263 474 016

    EB1 de Vale do Paraíso - Tel.263 474 010

    J. Infância Vale do Paraíso - Tel.263 476 873

  • União das F. Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa

    Praça dos Imperadores, nº 24
    2065-338 Manique do Intendente
    Tel. 263 486 679 - Fax. 263 485 004
    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    Delegação V.N.S.Pedro - Tel. 243 719 162
    Delegação Maçussa - Tel. 243 719 291

  • Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha

    Rua Manuel Joaquim Alves Dinis, nº 41
    2050-510 Vila Nova da Rainha
    Tel. 263 853 360 - Fax. 263 853 360
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

  • Junta de Freguesia de Vale do Paraíso

    Rua 18 de Dezembro
    2050-407 Vale do Paraíso
    Tel. 263 475 360 - Fax. 263 469 108
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

  • Junta de Freguesia de Aveiras de Cima

    Rua 25 de Abril, nº 19
    2050-066 Aveiras de Cima
    Tel. 263 475 264 - Fax. 263 469 196
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

  • Junta de Freguesia de Azambuja

    Rua da Junta de Freguesia, nº 3

    2050-397 Azambuja
    Tel. 263 402 647 - Fax. 263 418 767
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Junta de Freguesia de Alcoentre

    Rua D. João I, nº 20 e 22
    2065-030 Alcoentre
    Tel. 263 485 092 - Fax. 263 485 030
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo

    Rua 25 de Abril, nº 26
    2050-018 Aveiras de Baixo
    Tel. 263 475 626 - Fax. 263 469 110
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

  • Serviço Municipal Proteção Civil

    Tel. 263 403 720 | Telem. 969 291 789
    Fax. 263 402 628
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Cruz Vermelha Portuguesa

    CVP - Delegação de Aveiras de Cima
    Tel. 263 470 470

  • Bombeiros

    Bombeiros Voluntários de Azambuja
    Tel. 263 401 144/5

    Bombeiros Voluntários de Alcoentre
    Tel. 263 480 130

  • Guarda Nacional Republicana

    G.N.R. Azambuja - Tel. 263 418 841
    G.N.R. Aveiras de Cima - Tel. 263 470 220
    Escola Segura - Tel. 969 291 786

  • Farmácias Aveiras de Cima

    Farmácia Miranda – Aveiras de Cima
    R. Dr. Francisco A. Grandela nº101
    Tel. 263 475 124

     

    Farmácia Nova - Aveiras de Cima
    R. Joaquim Gomes Loureiro, nº66
    Tel. 263 475 103

  • Farmácias Alcoentre e Manique do Intendente

    Farmácia Peralta – Alcoentre
    Largo da Igreja
    Tel. 263 487 052/3

     

    Farmácia Camilo – M. do Intendente
    R. António Ferreira Camilo, nº25
    Tel. 263 485 359

  • Farmácias Azambuja

    Farmácia Central – Azambuja
    Praça do Município, nº12
    Tel. 263 418 743

     

    Farmácia Dias da Silva – Azambuja
    R. Engº Moniz da Maia
    Tel.263 400 350

  • Delegação e Centro de Saúde

    Centro de Saúde de Azambuja
    Tel. 263 407 600 | Fax. 263 401 348

     

    Delegação de Saúde
    Tel. 263 407 617

  • Finanças e Conservatórias

    Repartição de Finanças - Azambuja
    R. Victor Cordon, Edifício Lezíria
    Tel. 263 406 440

     

    Cons. dos Registos Predial e Civil
    R. Ordem 3ª de S. Francisco, 3-A
    Azambuja - Tel. 263 409 590

  • Águas da Azambuja, S.A.

    Piquete (24h/dia) 926 754 942

     

    Edifício "Atrium", 2050-335 Azambuja
    Tel. 263 001 920
    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    Website: www.aguasdaazambuja.pt 

     

  • Segurança Social

    Segurança Social Azambuja
    Avenida do Valverde, Lt. 27, r/c
    Tel. 300 511 191
    Site: www.seg-social.pt 

  • Transportes Públicos

    C.P. - informação de comboios
    Tel. 808 208 208 | www.cp.pt 

     

    Rodoviária Azambuja | Tel. 263 418 935

    Rodoviária Alcoentre | Tel. 263 486 126