Município entregou diplomas da 2ª Semana Gastronómica "A GULA"

Deliberações da reunião de Câmara de 21 de janeiro.

A última Reunião de Câmara, em Azambuja, começou com a entrega dos diplomas relativos à Semana Gastronómica “A Gula”, organizada pelo município em dezembro passado. Participaram no evento 14 restaurantes de várias freguesias do concelho, que apresentaram na iniciativa uma ementa onde eram valorizados os produtos e vinhos locais bem como a confeção de traço regional, a apresentação e o serviço. De acordo com a apreciação do júri, mereceu distinção maior o restaurante “Mercearia do Peixe & Cia.”, com o diploma de prestígio. Aos restantes 13 estabelecimentos, diploma de ouro para “Aveiramariscos”, “Passodoble” e “Oficina dos Sabores”; diploma de prata para “Páteo Valverde”, Redes ao Mar”, Jorge da Música”, “O Parque”, “Snoopy” e “Picadeiro”; e diploma de bronze para “O Migas”, “Por do sol 2”, “Totila” e “O Baú”.

Relativamente à ordem de trabalhos, foram aprovadas as Normas do 32º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja. Recorde-se que se trata de um concurso de vinhos do produtor, aberto a tintos e brancos da colheita de 2013, que terá nas próximas semanas o período de inscrições e recolha de amostras. Após as análises técnicas e a apreciação ‘cega’ do júri, o resultado final será conhecido durante a realização da “AVINHOFesta do Vinho e das Adegas”, nos dias 11, 12 e 13 de Abril, em Aveiras de Cima.

Nesta sessão ordinária, o Executivo Municipal aprovou, igualmente, a manutenção em vigor dos protocolos de delegação de competências celebrados com as Juntas de Freguesia. Estes acordos incidem em tarefas como a conservação e limpeza de ruas, passeios, valetas e outros espaços públicos urbanos, bem como de mercados retalhistas e de levante; e a gestão e conservação de espaços verdes de área inferior a 500 m2.

A nível de apoios, foi aprovada a atribuição de um subsídio no valor de € 700,00, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, destinado à aquisição de material de proteção individual para combate a incêndios urbanos e industriais.

A proposta referente à escritura de permuta para conclusão do processo do “Terminal rodoviário de Azambuja” e a proposta de atualização da Tarifa de Resíduos Sólidos foram retiradas