David Vieira, de Alcoentre, vence 32ºConcurso de Vinhos do Concelho

Melhor branco e melhor tinto da colheita 2013.

O produtor David Henriques Vieira, oriundo da localidade de Tagarro, Freguesia de Alcoentre, foi o vencedor absoluto do 32º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja, arrebatando o primeiro prémio quer em brancos quer em tintos. A cerimónia de divulgação dos resultados e entrega de prémios teve lugar na tarde de encerramento da AvinhoFesta do Vinho e das Adegas, que animou Aveiras de Cima entre os dias 11 e 13 de abril.

Apresentaram-se neste concurso, organizado pelo município, 10 vinhos brancos e 35 vinhos tintos, naturalmente da colheita 2013.

Vitória nos vinhos brancos para David Henriques Vieira, de Tagarro (Alcoentre); 2º lugar para Agrovia S.A. – Quinta da Lapa, de Manique do Intendente; e 3º para a SIVACSociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima. Referência para 3 menções honrosas, ainda em brancos: para a Sociedade Agrícola Vale de Fornos, de Azambuja; Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima; e Sociedade Agrícola Cova da Caldeira, de Alcoentre.

Na categoria de vinhos tintos, 1º lugar para David Henriques Vieira, de Tagarro (Alcoentre); 2º para Jorge Ricardo Ventura, de Alcoentre; e 3º para José Manuel Silvério, de Maçussa. Além destes, 2 tintos mereceram menção honrosa, do Estabelecimento Prisional de Alcoentre e da Sociedade Agrícola Cova da Caldeira, também de Alcoentre.

O júri do concursorealizado através da habitual “prova cega”foi composto por cinco experientes enólogos: Cruz Ferreira (participante desde a primeira edição e colaborador do projeto “Aveiras de Cima: Vila Museu do Vinho”), Carlos Pereira (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo), Sérgio Oliveira (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e Jorge Páscoa (Associação Portuguesa de Enologia), e ainda Hernâni Magalhães.