Chegou ao fim mais uma edição da Feira de Maio, em Azambuja!

Durante 5 dias, a “festa brava” e o convívio encheram as ruas da vila!

A Centenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, chegou ao fim. Este ano, entre 29 de maio e 02 de junho, a Vila de Azambuja viveu dias recheados de festa brava e afición, onde não faltaram as atividades taurinas, a animação popular e a forte participação dos campinos e das tertúlias.

A edição 2014 teve presente, mais uma vez, o Pavilhão de Artesanato e Atividades Económicas que, a par do consagrado espaço gastronómico “Praça das Freguesias”, muito contribuiu para a atração de visitantes ao evento. A inauguração dos pavilhões teve lugar após a abertura oficial da feira, na tarde de 29 de maio, e contou com a presença do Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva. Como habitualmente, foi acompanhada pela fanfarra do Bombeiros de Azambuja e pela juventude e colorido das tertúlias que, em desfile pelas ruas, haviam “anunciado” à vila o arranque da festa. Após as inaugurações, o primeiro dia completou-se com a primeira largada de toiros, o espetáculo musical com a fadista Joana Amendoeira e uma sessão da “Mesa da Bravura”.

A noite de sexta-feira, trouxe, como é tradição, largos milhares de visitantes a Azambuja. Não as largas dezenas de tertúlias como também muitos moradores particulares abriram as portas para viver a feira, pela noite dentro. Depois da tão apreciada largada noturna, a sardinha assada foi rainha, acompanhada por bom vinho, sangria ou cerveja. Ruth Marlene foi a atração desta noite no Largo do Município. Nos restantes largos da vila, os arraiais animaram o resto da noite com música ligeira e fado vadio.

No sábado, a tarde foi preenchida com atividades de campo. Os campinos e as suas montadas puderam mostrar todo o seu saber na condução de cabrestos, e ainda realizar uma prova de perícia individual. Antes de nova sessão da “Mesa da Bravura”, na Praça de Toiros, a fria noite de sábado foi aquecida pela atuação de Iran Costa, no Largo do Município.

A homenagem ao campino, no domingo de manhã, voltou a constituir um dos pontos altos da festa. Este ano, foi homenageado o campino José Manuel Abreu Mendes, de 71 anos de idadepor toda uma vida dedicada ao campo e à criação de gado bravo. A tradicional corrida de toiros à portuguesa este ano contou com os cavaleiros Rui Salvador, Paulo J. Santos e Duarte Pinto, e os forcados amadores do Ribatejo, de Arruda dos Vinhos e de Azambuja. Destaque para os 30 anos de alternativa de Rui Salvador; para o troféu "Melhor Pega", ganho pelo grupo de Azambuja; e para o concurso de ganadarias com o prémio "Apresentação" atribuído ao toiro de Felicidade Dias e o prémio "Bravura" para o exemplar de Jorge Carvalho.

E como tudo o que é bom acaba depressa,… chegou o último dia da Feira de Maio com as habituais atividades dirigidas às crianças do ensino básico, pelas ruas da vila. À tarde foram atribuídos os prémios às janelas ou fachadas, montras e largos engalanados. O primeiro prémio para janelas e fachadas ornamentadas foi para a Tertúlia Alternativa. Nos largos, a ornamentação mais castiça foi d’ “Os Pescadores”. Na categoria “montras”, a vitória foi atribuída à loja "O Talho do Mercado”.

A Praça das Freguesias, onde ao longo dos cinco dias desfilaram a boa gastronomia e a atividade cultural das Freguesias do nosso Concelho, teve sempre casa cheia. Muitos visitantes não se importavam de esperar por mesa disponível, animados com a música e com os aromas dos pratos típicos da cozinha ribatejana.

As Largadas de Toiros, diárias, continuam a ser uma imagem de marca da feira. Uma vez mais, foram bastante concorridas e animadas. Os mais afoitos e aficionados puderam dar largas à sua coragem e “brincar” com os toiros, nas ruas.

E foi assim… bem castiça, a Feira de Maio 2014! A Vila de Azambuja engalanou-se para receber, de braços abertos, os milhares que a quiseram visitar.
E é assim, sempre no último fim-de-semana de Maio, ou em qualquer dia do ano.