Azambuja presente na Feira Nacional de Agricultura

07 de junho,sábado - Dia de Azambuja.

O dia 07 de Junho, sábado, dia inaugural do certame, é dedicado ao Município de Azambuja na Feira Nacional de Agricultura, que decorre no CNEMA, em Santarém, até 15 de Junho de 2014.

Azambuja volta a marcar presença neste importante evento, integrando o stand da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo instalado no pavilhão designado “Salão Prazer de Provar”. A fim de dinamizar o espaço, a autarquia preparou um conjunto de propostas de gastronomia, vinhos e alguma animação para a tarde deste dia.

A divulgação gastronómica terá início às 15h00, com uma prova de mel produzido pela "AgroApis", de Azambuja. Uma hora depois será a vez das broas, bolinhos e outras propostas de doçaria regional da responsabilidade da empresa “Tradifana”oriunda de Arrifana, Manique do Intendente. Pelas 18h00, terá lugar uma degustação de pão tradicional e de queijos de cabra – com destaque para o famoso chèvreproduzidos na “Granja dos Moinhos”, na localidade de Maçussa.

No que se refere a bebidas, as provas começarão logo pelas 15h00 com a jovem cerveja artesanal “Bolina”, produzida em Azambuja desde alguns meses por José Guilherme Costa e Miguel Menezes. Pela tarde fora, fica marcado o (re)encontro com muitos dos excelentes vinhos do concelho cujos produtores farão a respetiva promoção. Igualmente pelas 15h00, apresentação dos vinhos “Quinta da Lapa”, de Manique do Intendente. A partir das 16h00, oportunidade para conhecer o “Abaladiço”, do Casal da FonteFreguesia de Vale do Paraíso; às 17h00, os vinhos “Quinta de Vale de Fornos”, de Azambuja; às 18h00, os vinhos “Vicapão”, de Aveiras de Cima; às 19h00, os néctares do projeto “Aveiras de Cima: Vila Museu do Vinho”; e, por fim, às 20h00, os vinhos da casa Agro-Batoréu, também de Aveiras de Cima.

Em termos de animação, a cultura popular azambujense será representada e defendida pela atuação do Grupo de Cavaquinhos do Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja, entre as 16h00 e as 18h00.

A 51ª Feira Nacional da Agricultura / 61ª Feira do Ribatejo é um dos mais importantes eventos no panorama agrícola português, daí a aposta do Município de Azambuja em marcar a sua presença, dando a conhecer as diversas potencialidades e ofertas do concelho.