quinta-feira, 12-01-2012.

Alterações de Funcionamento nas Bibliotecas Municipais

Alcoentre reabriu no dia 16 de Janeiro, conforme previamente anunciadoDesde 01 de Dezembro de 2011, todos os polos estão abertos ao público de 2ª a 6ª feira, no horário habitual, 10h30/18h30

A rede de bibliotecas do Município de Azambuja, composta por três pólosAzambuja, Aveiras de Cima e Alcoentresofreu alterações nos horários de funcionamento. Estas alterações entraram em vigor no dia 01 de Dezembro de 2011.

Os três pólos da Rede de Bibliotecas Municipais de AzambujaAzambuja, Aveiras de Cima e Alcoentrepassaram a estar abertas ao público de 2ª a 6ª feira, entre as 10h30 e as 18h30. Estarão encerradas aos domingos e feriados, como até aqui, e também aos sábados. Recorde-se que, anteriormente, as bibliotecas estavam fechadas à 2ªfeira, o que agora deixou de acontecer.

A Biblioteca do Palácio Frederico Arouca, em Alcoentre, após umas semnas de encerramento – conforme foi divulgado – reabriu ao público no dia 16 de Janeiro, com o novo horário atrás referido.

Esta situação resulta do facto de que, no final de 2011, terminaram os seus contratos de trabalho três técnicas e duas funcionárias administrativas ao serviço das bibliotecas de Aveiras de Cima e de Alcoentre. Acresce, entretanto, que a legislação que decorre das medidas de austeridade a nível nacional não permitiu a renovação desses contratos, nem a realização de avenças, e determinam um processo muito complexo e moroso de recrutamento de Pessoal.

Assim, e considerando que os funcionários em questão, com as categorias de “Técnico Superior” e “Técnicos Profissionais de BAD” (Bibliotecas, Arquivo e Documentação), são indispensáveis ao funcionamento daqueles equipamentos, não restou à autarquia outra alternativa que não seja - enquanto a situação não puder ser resolvida - introduzir ajustamentos no horário da Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja.