Aprovadas as normas da Semana "A Gula" e do Concurso Literário

deliberações da Reunião de Câmara de 21 de outubro.

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária, dia 21 de outubro, as normas de participação em duas iniciativas habituais: a Semana Gastronómica “A Gula” e no Concurso Literário do Concelho de Azambuja.

A Semana Gastronómica “A Gula” volta a dinamizar a restauração do concelho, este ano naedição, entre os dias 1 e 7 de dezembro. A inscrição é gratuita e os restaurantes terão de apresentar uma ementa composta por uma entrada/sopa, um prato principal de carne ou peixe e uma sobremesa, todos eles acompanhados por vinhos produzidos no Concelho de Azambuja. A ementa deverá estar disponível aos clientes no período do evento e será apreciada pelo júri do concurso cuja avaliação determinará a atribuição de diplomas bronze, prata, ouro e prestígio.

Os objetivos da iniciativa, coordenada pelo setor do Turismopassam pela promoção da gastronomia local como produto turístico diferenciador, dando destaque à origem dos produtos utilizados bem como ao receituário típico do concelho e, na mesma sintonia, aos vinhos produzidos na área do município. Por outro lado, pretende-se que a semana seja mais um elemento dinamizador da economia local, no caso da restauração. Oportunamente serão divulgados os estabelecimentos participantes e as iguarias propostas.

O Concurso Literário do Concelho de Azambuja vai conhecer a suaedição, neste ano letivo 2014/2015. A iniciativa do Município de Azambuja é organizada pela Rede de Bibliotecas e volta a contar com a parceria dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho. A entrega de trabalhos decorrerá até dia 13 de fevereiro de 2015 e, à semelhança dos anos anteriores, haverá quatro géneros literáriospoesia, conto, crónica e banda desenhada – e três escalões etários – 10/14; 15/18 e 19 ou mais anos de idade. Os melhores trabalhos serão agraciados com prémios de valores entre os € 75,00 e os € 200,00.

Recorde-se que este concurso visa promover as atividades de leitura e escrita ajustados aos diferentes níveis de competência linguística, bem como estimular o espírito de iniciativa e valorizar a criatividade, junto da população em geral mas sobretudo do público estudantil. As normas completas estarão disponíveis, brevemente, nas bibliotecas e no website da autarquia.

Nesta sessão foi, igualmente, aprovada a proposta de prorrogação do período de redução de rendas de vários espaços concessionados pelo município. A medida abrange os contratos de concessão do bar do edifício “Casa da Câmara”, em Aveiras de Cima; e dos bares “Carruagem” e Pavilhão Municipal, ambos em Azambuja. A prorrogação de prazo estende-se até junho de 2016, levando a autarquia em consideração as dificuldades económicas sentidas em geral, que afetam sobremaneira o setor da restauração, e os inconvenientes para a população do eventual encerramento daqueles espaços.

Ao abrigo do protocolo entre a Câmara Municipal e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, foi aprovada a realização de um estágio, a desenvolver no Gabinete de Saúde e Ação Social do município, por uma aluna do curso de Serviço Social daquele estabelecimento de ensino.

Em resposta ao pedido da Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo, foi aprovada a proposta de atribuição de um novo topónimo no lugar de Casais da Amendoeira. Assim, o troço com início na EN366 e termino no entroncamento da Rua do Carril com a Rua dos Combatentes passa a designar-se “Rua Caminho do David”.

A nível de apoios, foi deliberado aceder ao pedido da CERCI-Flor da Vida de Azambuja para fornecimento de duas carradas de areia lavada destinada ao picadeiro onde aquela Instituição Particular de Solidariedade Social proporciona aos seus utentes, nomeadamente, a atividade de hipoterapia.

A proposta relativa a uma retificação ao regulamento do PDM foi retirada.