Município e Misericórdia vão criar uma Universidade Sénior

Deliberações da reunião de Câmara de 10.março, descentralizada em Alcoentre.

A Câmara Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião, o protocolo de parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Azambuja com vista à criação de uma universidade sénior no concelho. Vai designar-se "UTICA-Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja" e pretende-se que abra portas já no início do próximo ano letivo, 2015/2016. Este passo decisivo do projeto é consequência de todo o trabalho realizado pelo grupo criado em 2013 por ambas as entidades. O protocolo estabelece que a universidade funcionará com um mínimo de 15 alunos e um máximo de 30. A fim de atingir os seus objetivos de valorizar a população menos jovem e de lhe proporcionar oportunidades e formas diversas de desenvolvimento pessoal e social, a UTICA irá desenvolver aulas teóricas e práticas de diferentes disciplinas, seminários e cursos, passeios e viagens culturais, grupos recreativos, entre outras atividades, nomeadamente propostas e organizadas pelos alunos. Oportunamente será divulgada mais informação.

Nesta reunião ordinária – realizada no salão dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, dando sequência ao plano de sessões descentralizadas em todas as freguesias ao longo do atual mandato autárquico – o Executivo Municipal aprovou a atribuição de um apoio financeiro aos sete ranchos folclóricos do concelho com vista à sua participação no desfile etnográfico "O Ciclo da Vinha e do Vinho" integrado na AVINHO-Festa do Vinho e das Adegas 2015 (10 a 12 de abril, em Aveiras de Cima). Cada grupo irá receber 150,00 euros para as despesas de ornamentação dos seus elementos e dos carros alegóricos.

Foi, igualmente, aprovado o edital relativo à edição 2015 da Feira de Maio, a realizar em Azambuja entre os dias 28 de maio e 01 de junho próximos. Este edital define os procedimentos para adjudicação dos lugares de venda a retalho, restauração, bebidas e divertimentos que os respetivos interessados deverão cumprir.

Foram, ainda, deliberadas quatro outras aprovações.
A retificação do número fiscal da Associação de Moradores dos Casais inscrito no protocolo assinado com a Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo e o Município de Azambuja.
Um contrato plurianual de assistência técnica a um equipamento de cópia/impressão/scan/fax, no valor de 200,00 euros em 2015 e 150,00 euros em 2016.
Ratificação de dois despachos a aprovar retificações das peças do procedimento para aquisição de apólices de seguros pela Central de Compras Eletrónicas da CIMLT.

Uma proposta referente à alteração de algumas normas do Regulamento de Cemitérios do Município de Azambuja, foi retirada.