Medalhas de ouro para vinhos e iguarias do Concelho de Azambuja

Restaurante Aveiramariscos; Agro-Batoréu e Quinta de Vale de Fornos.

O Restaurante "Aveiramariscos", o produtor Agro-Batoréu, ambos de Aveiras de Cima, e a Quinta de Vale de Fornos, de Azambuja, foram premiados com ouro na Gala de Vinhos do Tejo 2015, recentemente realizada. As distinções enquadram-se, respetivamente, no V Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo e no VI Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo, organizados pela Comissão Vitivinícola Regional e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo.

O Restaurante "Aveiramariscos", localizado na Freguesia de Aveiras de Cima, estreou-se nesta quinta edição do Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo e convenceu o júri com a qualidade da sua ementa e do seu serviço. Uma entrada de "ovo escalfado em caldo de tomatada", acompanhado por Terra Silvestre Branco Doc 2012; o prato de "bacalhau assado em cama de magusto com torricado", regado com Quinta da Lapa Branco Reserva 2013; e o "arroz doce da nossa avó" para sobremesa, valeram um prestigiante diploma "Ouro".

De referir que a divulgação deste prémio teve a feliz coincidência com a remodelação das instalações por parte dos proprietários do restaurante-marisqueira "Aveiramariscos", que se apresenta agora com uma imagem mais moderna e convidativa.

No concurso de vinhos engarrafados, o Concelho de Azambuja foi brindado com mais 3 medalhas de ouro.

Duas para o produtor Quinta de Vale de Fornos, em Azambuja, com os vinhos "Vale de Fornos Tinto 2012" e "Syrah Reserva 2012"; e outra medalha de ouro para a casa Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima, com o vinho "Batoréus Selection Alicante Bouschet/Syrah Tinto 2014".

Acrescente-se que estes prémios vêm juntar-se a diversos outros troféus que estes produtores têm conquistado a nível nacional e até internacional.

Sublinhe-se que o objetivo destas iniciativas é promover e evidenciar cada vez mais os vinhos do Tejo.

Através do concurso de iguarias, pretende-se valorizar os vinhos desta região associados em particular à gastronomia do Ribatejo, elegendo-os como vinhos indispensáveis ao acompanhamento equilibrado dos menus.

A abertura da edição 2014 à restauração de todo o país rasgou os horizontes, mostrando que o vinhos do tejo "casam" bem com todas as gastronomias.