Homenagem ao Padre João Gomes Moreira, em Vila Nova de S. Pedro

Inauguração de busto, dia 24 de maio de 2015, às 16h00.

Natural de Vila Nova de S. Pedro, no Concelho de Azambuja, o Padre João Gomes Moreira vai ser alvo de uma homenagem na tarde do próximo domingo, 24 de maio de 2015. O ato póstumo de reconhecimento ficará perpetuado num busto instalado na sua terra natal, num espaço público ajardinado, vulgarmente conhecido como "curva da Casa João Moreira", precisamente junto à habitação onde residiu.

A iniciativa partiu de um grupo de familiares e amigos, contando com a parceria da Câmara Municipal de Azambuja e o apoio da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.

O Padre João Gomes Moreira nasceu em 1875 e faleceu em 1963, e permanece na memória de muitos habitantes como um cidadão benemérito da aldeia. Além da sua dedicação aos outros, uma página incontornável da sua biografia é o facto de ter um filho que sempre reconheceu e apoiou. Trata-se de João Moreira, hoje com 90 anos, figura destacada em todo o Ribatejo pelo seu trabalho nas áreas da etnografia e do folclore, mas também na comunicação social e na promoção turística e cultural desta região a nível nacional e internacional. De referir que esse trabalho lhe valeu a atribuição da Medalha de Mérito Grau Ouro do Município de Azambuja, no ano 2005.