Arranque do ano letivo 2015/2016 no Concelho de Azambuja

Mensagem do Presidente da Câmara e calendário dos agrupamentos.

Caros(as) amigos(as),

Neste início de novo ano letivo, gostaria de deixar uma palavra de boas vindas a toda a Comunidade Escolar do Concelho de Azambuja: professores, alunos, funcionários, pais e encarregados de educação. Quero apresentar sinceros votos de bom trabalho e um estreitamento de laços, para que neste ano letivo, que agora começa, atinjamos – todos e com sucesso – os objetivos a que nos propusemos.

.

Um ano letivo é um longo processo, uma jornada exigente mas igualmente gratificante, onde são necessários sentido de compromisso, perseverança, dedicação e responsabilidade. E é com este espirito empenhado e com a consciência da importância do seu papel neste setor, que a Câmara Municipal de Azambuja cumpre a sua missão – de acordo com as suas competências e com as suas possibilidades – no reunir das condições necessárias para esse sucesso educativo.

.

A intervenção do município na educação expressa-se de várias formas, como sejam as obras e a manutenção dos edifícios, ou a organização do fornecimento de refeições e dos transportes escolares, sem esquecer a Ação Social Escolar com dois escalões de apoio (em manuais, alimentação e transporte) a alunos de agregados com menores recursos.

Permitam-me, apenas, identificar o apoio direto ao trabalho de professores e alunos. Já foram entregues nos agrupamentos, 450 kits com todo o material individual necessário, destinados às crianças do 1º ciclo beneficiárias de escalão. Por outro lado, a Câmara também já deliberou atribuir 50,00 euros por período a cada turma do pré-escolar e do 1ºciclo para aquisição de material didático e de desgaste, num total de 8.250,00 euros. São apenas dois exemplos do nosso empenhamento.

.

Acredito que o mais importante de tudo são as pessoas. São elas, neste caso os profissionais, que trabalham para que as ações se transformem em aprendizagem, em resultados, no fundo, em crianças e jovens preparados para se inserirem na vida ativa e com uma atitude critica e construtiva na sociedade.

É por isso que, além de dar as boas vindas, apresento também o meu agradecimento pessoal a cada um dos professores, funcionários e encarregados de educação que todos os dias enfrentam o desafio e se dedicam à construção de uma Educação de qualidade no Município de Azambuja.

O Presidente da Câmara
Luís Manuel Abreu de Sousa