UTICA - Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja abre as portas

Apresentação dia 9 de outubro, 16h00, Auditório do Páteo Valverde.

.

A UTICA – Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja já nasceu e terá a sua apresentação pública no próximo dia 9 de outubro, pelas 16h00, no Auditório Municipal do Páteo Valverde, em Azambuja. A sessão contará com as presenças do presidente da autarquia, Luís de Sousa, do provedor da Santa Casa da Misericórdia local, Dr. Manuel Ferreira, e do presidente da Rutis (Rede de Universidades da Terceira Idade), Dr. Luís Jacob.

.

Este projeto começou a ganhar forma com a parceria entre o Município e a Misericórdia de Azambuja, e a sua concretização é o culminar de um ano de trabalho de uma equipa técnica multidisciplinar das duas entidades. A adesão à iniciativa superou todas as expectativas e são já mais de centena e meia os seniores (com mais de 50 anos) inscritos. Duas dezenas de professores irão desenvolver o seu trabalho com os alunos no espaço do Centro Cultural-Páteo Valverde.

.

Haverá duas salas de aula, uma sala de convívio e o auditório como “palco” para as artes. A atividade letiva decorrerá de 2ª a 6ªfeiras, entre as 10h00 e as 16h00, e acompanhará o calendários escolar nacional. Após a cerimónia protocolar de dia 9, o arranque oficial será na 2ªfeira, 12 de outubro. Refira-se que a Câmara Municipal disponibilizará transporte gratuito para os alunos da UTICA que não residam em Azambuja.

.

As áreas a desenvolver vão desde as línguas, à Informática, passando pela História, a Geografia, o Direito e a Psicologia, mas também a atividade física, a música, o canto, o teatro ou as artes plásticas. No modelo de funcionamento desta universidade, é de destacar que não serão ministrados cursos, nem serão atribuídas classificações, e o número de disciplinas a frequentar é livre. Os objetivos são fomentar o convívio, a partilha de vivências e uma aprendizagem ao longo da vida; promover a saúde física, mental e relacional entre os participantes, melhorando a sua qualidade de vida; e, ainda, incentivar o voluntariado e o empenho cívico solidário na comunidade.

Deny from all