Comemorações do Centenário da Aviação Militar em Portugal

Iniciativas de 8 a 30 de julho de 2016, em Azambuja e Vila Nova da Rainha.

.

O Município de Azambuja irá receber no dia 17 de julho (domingo), pelas 12h00, Sua Excelência o Presidente da República – Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, numa visita integrada nas comemorações do Centenário da Aviação Militar, em que presidirá à inauguração do monumento evocativo dessa efeméride.

O ato terá lugar na entrada nascente de Vila Nova da Rainha, localidade onde, em agosto de 1916 foi aberta a primeira escola aeronáutica militar em Portugal.

.

O programa comemorativo inicia-se já no dia 8 de julho (6ªfeira), com uma sessão solene no auditório municipal do Páteo Valverde, que contará com a presença – entre outros altos oficiais – do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Ten.Gen. Lopes da Silva.

Da sessão faz parte uma conferência a proferir pelo Ten.Gen. Mimoso e Carvalho (Presidente da Comissão Historico-Cultural da F.A.) subordinada à “Génese da Aviação Militar”.

Seguir-se-á a abertura da mostra filatélica “Aviação Militar em Selos” (no Museu Municipal-Páteo Valverde) e de uma exposição da FAP e do Museu do Ar (na Galeria Municipal, junto ao jardim urbano), ambas patentes até 30 de julho. Este dia 8 encerrará com um grande concerto pela Banda da Força Aérea, na Praça do Município.

.

A partir do dia 14 há mais duas propostas de visita. A Praça do Município será “invadida” por aeronaves da Força Aérea que estarão à disposição do público até domingo 24. Patente até ao fim do mês, serão exibidas no Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque telas da autoria do pintor João Barros da Silva sob o título “Audácia – Pioneiros da Aviação Militar”.

.

Reforçando o destaque inicial, os momentos altos deste centenário ocorrerão no dia 17 de julho.

Pelas 10h30, lançamento de uma emissão filatélica (da responsabilidade da Fundação Portuguesa das Comunicações e dos CTT) no Museu Municipal de Azambuja. De seguida, às 12h00, em Vila Nova da Rainha, inauguração do monumento ao primeiro voo militar em Portugal e do sítio histórico ‘primeira escola aeronáutica militar’, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República – Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

20160708 centenario aviacao programa

Deny from all