Festival de folclore infantil encerra a festa anual da freguesia de Azambuja

16-17-18 e 25 de setembro de 2016, em honra de N.Sra. da Assunção

A Vila de Azambuja volta a estar animada em setembro, com a tradicional festa anual de homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Assunção, este ano entre os dias 16 e 25. A iniciativa é uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Azambuja e da Associação Cultural “A Poisada do Campino”, com a colaboração da paróquia, das coletividades e tertúlias locais.

O ato de inauguração, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, terá lugar às 19h00 de sexta-feira, na Praça do Município, a que se seguirão mais duas inaugurações. Às 19h30, será descerrado um painel de azulejo alusivo à figura do Campino, instalado num mural precisamente na Rua dos Campinos. Os convidados seguem, depois, para o salão da Poisada do Campino (no Campo da Feira) onde estará patente uma exposição de fotografia, da autoria de António Leal, que reporta a vida de várias coletividades.

A animação taurina da primeira noite arranca na manga da Várzea do Valverde, a partir das 22h00,com uma largada de toiros que serão recolhidos a cavalo. À meia-noite, as atenções passarão para a emocionante “Mesa da tortura”, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, numa organização do Centro Hípico Lebreiro e da Tertúlia Festa Brava.

O cabeça-de-cartaz do evento vai subir ao palco no sábado, dia 17. Trata-se do cantor Berg que irá atuar à meia-noite, no Campo da Feira. Muito antes, a manhã será marcada pelo tradicional cortejo de campinos com jogos de cabrestos, cavaleiros amadores, tertulianos e pescadores de Azambuja, às 10h00 pelas principais ruas da vila. O desfile será acompanhado pela banda do Centro Cultural Azambujense. Às 11h00, a manga da Várzea do Valverde volta a chamar todos os aficionados, com a prova de condução de jogos de cabrestos. No mesmo espaço irá realizar-se uma divertida “burricada” entre várias tertúlias da vila a que se segue um almoço convívio. A “festa brava” regressa pelas 16h30, com a prova da vaca, e uma hora mais tarde nova largada de toiros recolhidos a cavalo. Às 22h00, o ponto de encontro volta a ser a praça Dr. Ortigão Costa para assistir ao “Jogo da Rosa” e à atuação da escola de fado do Centro Cultural Azambujense.

Domingo 18 de setembro, a tarde será dedicada às atividades religiosas que se iniciam com a cerimónia de bênção do gado, às 15h30. A padroeira – Nossa Senhora da Assunção, será venerada com a tradicional procissão que parte às 16h00 pelas principais ruas da vila e a que se seguirá a celebração da eucaristia. O dia terminará com um espetáculo de dança, marcado para as 21h00 no Campo da Feira, com as exibições das escolas Alunos de Apolo de Azambuja e do Club Azambujense.

As honras de encerramento dos festejos deste ano vão para o folclore, no domingo dia 25, com a realização do 23º festival do rancho infantil “Tradicionais Rapazes da Grade e Raparigas da Monda de Azambuja”. Haverá uma sessão solene na sede da Junta de Freguesia, às 15h30, seguida de desfile até à Praça do Município e atuação dos grupos participantes. Além do grupo anfitrião, irão dançar também o Rancho Folclórico e Etnográfico da Mugideira (Torres Vedras), o R. F. Cortiçadas de Lavre (Montemor-o-Novo), e o R. F. Salineiras de Lavos (Figueira da Foz).

As festas da freguesia de Azambuja contam com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

INTERIOR 003

CAPA CONTRA CAPA