Já começou o rastreio do cancro da mama no Concelho de Azambuja

Campanha 2016 em 4 fases: Manique do Intendente, Alcoentre, Aveiras de Cima e Azambuja.

.

O Concelho de Azambuja está a receber, até ao dia 16 de dezembro de 2016, uma unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada a proceder ao rastreio do cancro da mama nas mulheres com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos. A campanha decorrerá em 4 fases, em diferentes locais a fim de estar mais perto da população.
A unidade móvel estará de portas abertas em Manique do Intendente – frente à Junta de Freguesia, de 17 a 19 de outubro; em Alcoentre – no quartel dos bombeiros, de 21 a 26 de outubro; em Aveiras de Cima – perto da Junta de Freguesia, de 28 de outubro a 09 de novembro; e, por fim, em Azambuja – no Páteo Valverde, entre os dias 11 de novembro e 16 de dezembro.

O rastreio é gratuito e decorre de segunda a sexta-feira, continuamente das 08h00 às 18h00. Na vila de Azambuja, funcionará até às 18h30. A iniciativa conta com a colaboração do Município de Azambuja e das Juntas de Freguesia do Concelho, bem como das entidades responsáveis por esta área: o Centro de Saúde de Azambuja, o Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Refira-se que o cancro da mama é um problema de saúde pública com uma alta incidência e um elevado nível de mortalidade, sobretudo nas mulheres, já que apenas 1 em cada 100 casos se desenvolve no sexo masculino. Atualmente, em Portugal, com uma população feminina na ordem dos 5 milhões, surgem 4.500 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia. O número de mortes com esta doença ascende a uma média diária de quatro mulheres. Para minimizar esta estatística dramática, o diagnóstico precoce continua a ser a melhor arma. Para tal, o exame clínico e a mamografia são os meios mais eficazes, que nenhuma mulher, sobretudo a partir dos 45 anos de idade, deve deixar de efectuar periodicamente.