Aí está "A GULA 2016" - 5ª Semana Gastronómica do Concelho de Azambuja"!

De 3 a 11 de dezembro de 2016, com a participação de 13 restaurantes.

De 03 a 11 de dezembro de 2016, treze restaurantes do Concelho de Azambuja abrem as portas à 5ª edição da Semana Gastronómica “A GULA”. A iniciativa é do Município de Azambuja e tem por lema valorizar a gastronomia regional e promover a restauração, os produtos e os vinhos locais. Além da carta habitual, nestes dias o visitante é desafiado a degustar a ‘especialidade da casa’ acompanhada em exclusivo por néctares deste concelho.

Nesta edição 2016, é dada primazia ao prato que cada restaurante entende que melhor caracteriza a sua carta. Os pratos de carne contemplam, por exemplo, vário bifes “à casa”, “galinha de cabidela” e “pato rústico”. Nas propostas de pescado, encontra-se uma “massada de fataça”, um ”rodízio de peixe fresco” e bacalhau com diversas inspirações, onde não faltará o tradicional “torricado”. Importa sublinhar que nas entradas e sobremesas há muitas outras iguarias de fazer crescer água na boca. “A GULA” consiste num concurso em que se apela à criatividade e autenticidade dos pratos e vinhos propostos, com destaque para o que é produzido no Concelho de Azambuja. Os participantes irão apresentar uma ementa composta por uma entrada ou sopa, um prato principal e uma sobremesa; sendo cada um deles confecionado o mais possível com produtos locais.

Aderiram ao desafio, desta feita, treze restaurantes:

Aveiramariscos (Aveiras de Cima); Espaço Real (Azambuja); Flor de Sal (Azambuja); Jorge da Música (Casais dos Britos – Azambuja);

La Dolce Vita (Vale do Brejo – Aveiras de Cima); Mercearia do Peixe & Cia. (Vila Nova da Rainha); Oficina dos Sabores (Aveiras de Cima);

Ouro Hotel (Azambuja); Páteo Valverde (Azambuja); Pôr do Sol 2 (Aveiras de Cima); Sabores da Vila (Vila Nova da Rainha);

Tasca do Otero (Azambuja) e Tótila (Azambuja).

Com esta iniciativa, o Município de Azambuja procura promover a gastronomia em várias vertentes, como sejam preservar a tradição e a identidade da cozinha regional, bem como valorizar o seu estatuto de produto turístico e património cultural. Esta semana gastronómica visa, também, incentivar o consumo de produtos e vinhos locais e contribuir para a dinamização das empresas de restauração em atividade no concelho.

Relativamente ao concurso, os estabelecimentos são visitados por um júri composto por 3 elementos que fará a prova dos pratos e dará a sua avaliação, quer aos elementos gastronómicos quer ao serviço prestado. O regulamento contempla a atribuição de diplomas de Bronze, de Prata, de Ouro e de Prestígio.

Conheça aqui as ementas que poderá saborear.  | Abra aqui o folheto com todos os contactos.

De 03 a 11 de dezembro de 2016, 5ª Semana Gastronómica “A GULA”, em treze restaurantes do Concelho de Azambuja! É uma sorte, poder comer e beber tão bem…

2016 A Gula cartaz final RGB

Deny from all