Legalização de obras e edificações formalmente ilegais

Prorrogação dos prazos para apresentação de pedidos de legalização.

Nos termos da deliberação da Assembleia Municipal de Azambuja, tomada na sua sessão de 26 de Junho de 2012, foi aprovado, sob proposta da Câmara Municipal, prorrogar o prazo relativo ao procedimento de controlo prévio especial e transitório aplicável a obras de edificação e a edificações existentes mas formalmente ilegais, executadas até ao dia 31 de Dezembro de 2010.
Esta medida tem por objectivo incentivar a regularização das edificações executadas de forma ilegal, criando um mecanismo mais flexível ao prever a dispensa de alguns elementos instrutórios referentes aos procedimentos legalmente previstos no Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, constante do D.L. n.º 555/99, de 16 de Dezembro, na actual redacção.

Assim, os pedidos com vista à legalização de obras e edificações abrangidas pela presente medida deverão dar entrada até 30 de Junho de 2013 e assegurar a sua conformidade com as demais normas legais e regulamentares aplicáveis, nomeadamente, as decorrentes dos instrumentos de gestão territorial.

Também são abrangidos por esta medida os pedidos que dêem entrada até 30 de Setembro de 2013 e que se destinem a legalizar a utilização de edificações anteriormente licenciadas, comunicadas ou autorizadas sem que as obras tenham sido dadas por concluídas.

Todos os pedidos deverão ser instruídos com os elementos referidos nas páginas 7 a 10 da deliberação da seguinte reunião de Câmara:
   » Acta da Reunião de Câmara de 01 de Fevereiro de 2011

Constituirá factor determinante a comprovação da data da conclusão das obras ou da edificação.

Para apresentação dos pedidos de regularização ou para o esclarecimento de qualquer dúvida sobre o procedimento, os interessados devem dirigir-se à...

UNIDADE DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO - Balcão de Urbanismo