Está mesmo à porta...... a 13ª edição da AVINHO - Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima

Dias 7, 8 e 9 de abril de 2017. Muita animação e 15 adegas à sua espera!

.

A Freguesia de Aveiras de Cima já se prepara para a festa do vinho mais castiça do país. Trata-se da décima terceira edição da ÁVINHO - Festa do Vinho e das Adegas, e acontece neste ano 2017 nos dias 7, 8 e 9 e de abril. O evento é organizado em parceria pela Câmara Municipal de Azambuja, pela Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e pela “Associação Vila Museu do Vinho”, e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que guardará como recordação… – e  tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos na dezena e meia de adegas privadas participantes na iniciativa. Os produtores abrem as suas portas com a arte de bem receber, e também partilhando alguns segredos do bom vinho ribatejano que produzem. Mas porque nem só de vinho se faz a festa, haverá várias barraquinhas com apetitosos petiscos e doces nas ruas integradas no certame.

A nível musical, a edição deste ano terá como cabeças de cartaz o conjunto feminino de música tradicional “Sete Saias”, 6ª feira às 24h00, e o conhecido grupo “Os Azeitonas”, sábado também à meia-noite. Outro destaque em termos de animação vai para o fado amador itinerante pelas adegas, sexta a partir das 21h00, e ainda para o desfile etnográfico demonstrativo d’ “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. Outros atrativos da Ávinho são as varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, bem como a divulgação dos resultados do 35º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja. Oportunidade para conhecer os melhores brancos e tintos entre a cerca de meia centena de vinhos concorrentes.

Recorde-se que todas as atividades da Ávinho têm entrada livre.

2017 avinho desdobravel exterior final

O programa do evento arranca às 18h00 de sexta-feira, com a cerimónia da abertura oficial na Praça da República, seguindo-se as primeiras visitas às adegas com a tradicional oferta de febras (só neste dia), pão e vinho; e a animação de rua com bandinhas populares. O serão começa com o fado, nas adegas, e completa-se com a música das “Sete Saias”, no Palco da República.

No segundo dia, pelas 16h00, as ruas são invadidas por milhares de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos que mostram as diversas fases d’ “O Ciclo do Vinho”. A noite musical será assegurada, a partir da meia-noite, pela atuação do grupo “Os Azeitonas”.

No último dia, domingo, as adegas reabrem as portas às três da tarde. Uma hora depois, o Largo da República volta a atrair as atenções, com a música popular da banda “Folk Tejo”, e às 18h00 tem lugar a entrega de prémios do 35º Concurso de Vinhos do Município. Pelas 18h30, uma arruada da banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima terceira edição da Ávinho.

Não faltam, assim, motivos para visitar Aveiras de Cima – “Vila Museu do Vinho” e terra de grandes tradições vitivinícolas.

No fim de semana 7, 8 e 9 de Abril de 2017, “ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas”. A não perder!

Deny from all