Biblioteca de Azambuja expõe desenho e pintura de Rui Lima – “Arte Sénior”

23 de junho a 28 de julho de 2017

A Câmara Municipal de Azambuja vai inaugurar nesta sexta-feira 23 de junho, pelas 11h00, uma exposição de trabalhos do artista Rui Lima. A mostra, instalada na galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja, intitula-se “Arte Sénior” e é composta por uma parte do espólio que o artista – natural do Concelho de Alenquer – acaba de doar ao Município de Azambuja. Poderão ser apreciados desenhos e pinturas em aguarela, que ali ficam patentes, de terça-feira a sábado, até dia 28 de julho.

Nota biográfica do autor
Rui Francisco Lima Matos nasceu a 20 de junho de 1938 na freguesia de Olhalvo, Concelho vizinho de Alenquer. Homem multifacetado e de diversas valências, aos 14 anos foi residir com a família para Lisboa, onde iniciou a sua vida profissional como aprendiz de serralheiro, profissão que durou apenas alguns meses, pois não era do seu agrado. Posteriormente, enveredou, também alguns meses, pelo ofício de estofador, mas despois da experiência acabou por se dedicar à área do comércio.
Foi nessa área que ganhou o gosto pela Arte. Teve o privilégio, segundo diz, de ingressar numa grande empresa de mobiliário e decoração de interiores, a prestigiada casa «Olaio», que pela qualidade dos seus produtos e serviços era conhecida a nível nacional. E foi assim que nasceu o gosto pela decoração de interiores, levando-o a matricular-se na Escola de Artes António Arroio onde se especializou como decorador de interiores, profissão que exerceu ao longo de toda a sua vida até se reformar.
Aos 60 anos, e já reformado, continuou a desenhar e a pintar, utilizando várias técnicas desde a grafite à aguarela. Polivalente e autodidata, Rui Lima ingressou na Universidade Sénior da Amadora (USIA) como professor de desenho, onde ainda permanece dando assim continuidade à sua paixão pelas Artes.
É como muito prazer que a Galeria da Biblioteca de Azambuja recebe esta exposição que conta com cerca de duas dúzias de trabalhos. Salienta-se, ainda, o facto do artista ter doado parte das suas obras ao município, contribuindo assim para o enriquecimento do acervo artístico do Concelho de Azambuja.

Deny from all