Aprovado o lançamento do concurso para empreitada de requalificação da Vala do Esteiro

Projeto cofinanciado por fundos comunitários POR Alentejo - Portugal 2020.

.

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, em reunião extraordinária realizada nesta tarde de 25 de setembro, o lançamento do concurso público para a empreitada de “Requalificação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro de Azambuja”.

Com a proposta, foi igualmente autorizado o compromisso plurianual com os valores previstos de 10.600,00 euros; em 2017; e 1.134.200,00, em 2018. De salientar que a candidatura deste projeto apresentada pelo município aos fundos comunitários foi aprovada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, no âmbito do programa “Portugal 2020”.

Refira-se que as obras a realizar com esta intervenção pretendem a valorização de um espaço público que, apesar de já ser utilizado pelos munícipes, apresenta um grande potencial de crescimento de utilização, com a criação de melhores condições.

Esta candidatura, com um financiamento a fundo perdido do Portugal 2020 de 643.370,00 euros, tem como objetivo a requalificação ambiental e o arranjo paisagístico da área envolvente à Vala do Esteiro da Azambuja, o desassoreamento e contenção do leito da vala e a sua estabilização hidráulica. O projeto de integração paisagística prevê criar um ambiente visual agradável e saudável para quem se encontra na envolvente próxima ou dentro da área intervencionada.

O arranjo paisagístico inclui a reabilitação da zona adjacente à estação ferroviária, uma ciclovia com 1,5 Km, zonas de acesso ao esteiro para a prática de pesca desportiva, canoagem, reordenação das áreas de estacionamento, zona de piquenique, equipamentos de atividade física ao ar livre e a construção de um Bar/Quiosque balançado em consola sobre a vala. O desassoreamento do esteiro permitirá o uso de pequenas embarcações fora do período de maré baixa.