Município aprova parceria com o programa “Eco-Escolas 2017/2018”

Deliberações de 21.novembro.2017

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária, a 21 de novembro, o protocolo que estabelece a parceria com o programa “Eco-Escolas 2017/2018”. A autarquia irá suportar os custos de inscrição – num total de 700,00 euros – das dez escolas que manifestaram a vontade em aderir, bem como prestar todo o apoio a essa participação. Recorde-se que o programa Eco-Escolas constitui um projeto educativo europeu promovido pela Fundação para a Educação Ambiental, dinamizado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa. Neste ano letivo, o Concelho de Azambuja será representado pela dezena de estabelecimentos de ensino aderentes – nove escolas e um jardim-de-infância – dos três agrupamentos escolares existentes. Os objetivos são os de sempre, estimular as escolas a melhorar o seu desempenho ambiental, a gestão do espaço escolar e a sensibilização da comunidade, premiando as escolas que os conseguirem atingir com a atribuição da bandeira verde Eco-Escolas.

Foi aprovado nesta sessão o novo Regulamento de Funcionamento do Complexo de Piscinas de Azambuja. Este documento será agora submetido à Assembleia Municipal e, após aprovação nesse órgão, substituirá as normas que atualmente regulam a utilização do complexo de piscinas e que careciam de atualização. Este equipamento, recentemente reaberto ao público, sofreu uma profunda reabilitação quer nas instalações quer nos sistemas eletromecânicos, e acolhe, neste momento, cerca de um milhar de utilizadores.

Ainda no âmbito do funcionamento do Complexo de Piscinas, foi ratificado o despacho de autorização à constituição de um fundo fixo de caixa no valor de 50,00 euros.

Nas duas propostas para designação de um autarca de Azambuja em associações de municípios, foi consensual a escolha do Vereador Silvino Lúcio. O autarca será o representante da Câmara Municipal de Azambuja na AMAGÁS – Associação de Municípios para o Gás, e na AMEGA – Associação de Municípios para os Estudos e Gestão da Água.

A nível de apoios, foi aprovado por unanimidade – à semelhança de todas as propostas anteriores – um conjunto de cinco propostas.

A cedência, a título gratuito, de um veículo para transporte dos bens recolhidos nos próximos dias 2 e 3 de dezembro destinados ao Banco Alimentar contra a Fome de Santarém.

O empréstimo à Cerci-Flor da Vida de Azambuja de 40 cadeiras para uma ação de formação no seu Centro de Atividades Ocupacionais.

A cedência e montagem de uma tenda e duas barraquinhas, à Confraria de N. Sra. do Paraíso, para apoio à festa anual de Vale do Paraíso, em dezembro próximo.

A cedência gratuita de transporte ao Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja para uma deslocação dos Auxiliares de Ação Educativa que lhe estão afetos.

A cedência gratuita de transporte à secção de danças sevilhanas “Las Hermosas” – do Club Azambujense, para participar no Encontro de Escolas de Sevilhanas.

Por fim, uma proposta de introdução de algumas alterações ao regimento das reuniões de Câmara não recebeu a aprovação do Executivo Municipal.

Deny from all