Câmara de Azambuja aprovou Plano de Atividades e Orçamento para 2018

Deliberações da reunião extraordinária de 15.dezembro

Reunido em sessão extraordinária, o Executivo Municipal de Azambuja aprovou o Orçamento para o ano 2018 e as Grandes Opções do Plano (2018/2021) que incluem o Plano de Atividades Municipais (PAM) e o Plano Plurianual de Investimentos (PPI).

O Orçamento do Município para o próximo ano é de dezasseis milhões duzentos e quarenta e dois mil e oitenta e cinco euros (€16.242.085,00).

De destacar que, à semelhança do ano transato, o documento continua a revelar a recuperação economico-financeira do município com uma subida superior a um milhão e meio de euros (2017: €14.728.665,00). Recorde-se que esta tendência consolida, de forma inequívoca, o crescimento registado nos anos anteriores (2016: €13.700.020,00; 2015: €13.345.746,00; e 2014: €13.145.726,00).

Neste quadro de equilíbrio e consolidação das Finanças Municipais, a Câmara de Azambuja prosseguirá uma gestão de rigor que permitirá continuar a honrar os compromissos e, simultaneamente, retomar o investimento em diversas áreas que a conjuntura de grande contenção financeira vinha inviabilizando.

Além da Modernização Administrativa e Reorganização dos Serviços (com 19,6%), as grandes apostas do investimento municipal serão os pelouros da Cultura, Turismo, Desporto e Juventude (com 17,5%), da Educação (com 15,3%) e do Ambiente e Saneamento (com 15,1). Nas prioridades de investimento para o ano 2018, referência, ainda, para a área do Urbanismo e Habitação, com 9,4%, bem como o relacionamento com as Juntas de Freguesia, com 7,00%.
O Orçamento para o ano 2018 e as Grandes Opções do Plano (2018/2021) seguem a agora para apreciação e votação na Assembleia Municipal, em sessão a realizar no próximo dia 21 de dezembro.

Nesta reunião, o Executivo Municipal de Azambuja aprovou, igualmente, a redução da taxa de IMI e a manutenção dos apoios já praticados, designadamente o “IMI familiar” e a discriminação positiva nas freguesias mais envelhecidas. Depois de neste ano 2017 ter baixado de 0,4% para 0,38%, a proposta para o IMI a liquidar em 2018 volta a reduzir a taxa sobre os prédios urbanos, agora para 0,37%. Por outro lado, os imóveis destinados a habitação própria e permanente coincidente com o domicílio fiscal do proprietário irão ter uma dedução de 20,00 euros – no caso de 1 dependente; de 40,00 euros – no caso de 2; e de 70,00 euros – no caso de 3 ou mais dependentes.

Sublinhe-se que o IMI no Concelho de Azambuja volta, ainda, a contemplar a discriminação positiva aplicada em algumas freguesias mais afetadas pelo despovoamento e pelo envelhecimento da população; a saber, redução de 24% na taxa a aplicar na União de Freguesias Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa; 19% na Freguesia de Vale do Paraíso; 14% na Freguesia de Alcoentre; e 10% na Freguesia de Aveiras de Baixo. Como fica patente, com esta medida, o município continua a aliviar o imposto sobre imóveis a todos os munícipes do concelho. Segue-se, agora, a apreciação pela Assembleia Municipal.

Por fim, foi aprovada a autorização prévia genérica com vista à assunção de compromissos plurianuais pela Câmara Municipal para projetos ou ações constantes nas Grandes Opções do Plano. Esta medida integra-se na lei 8/2012 (Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso), destina-se a situações que requeiram simplificação e celeridade processuais e tem duas condições principais: que resultem de planos plurianuais legalmente aprovados e que os respetivos encargos não excedam o limite máximo previsto na lei. Esta deliberação será, igualmente, sujeita a confirmação pela Assembleia Municipal.

Deny from all