Bibliomóvel leva livros às populações do Alto Concelho

Arranque a 20.fevereiro na União de Freguesias e 27.fevereiro em Alcoentre.

A Câmara Municipal de Azambuja coloca na estrada, a partir do dia 20 de fevereiro, uma biblioteca móvel que pretende chegar a todas as pessoas com mobilidade reduzida, sem meios de transporte ou que vivam mais isoladas. Alcoentre e União das Freguesias de Manique do Intendente, V.N.S. Pedro e Maçussa, são as freguesias abrangidas pelo projeto, da responsabilidade da Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja (RBMA) e que tem como objetivo aproximar a biblioteca da comunidade, sem que esta tenha de se deslocar ao seu encontro. Sendo que o Alto Concelho de Azambuja tem uma população mais rural e envelhecida, conforme confirmam os censos de 2011, a existência de uma oferta itinerante dos serviços básicos da biblioteca é primordial.

A Bibliomóvel, permitirá empréstimo domiciliário de livros e revistas às pessoas com menos mobilidade e das localidades mais isoladas do concelho com o objetivo de estimular e atestar a satisfação das necessidades de informação, educação, cultura e lazer desses cidadãos.
Um técnico deslocar-se-á quinzenalmente às localidades programadas para disponibilizar o empréstimo domiciliário às pessoas que não têm meios para se deslocar a nenhuma das três Bibliotecas Municipais. Levará uma seleção variada de livros e poderá receber pedidos específicos para a próxima deslocação. Os utilizadores poderão inscrever-se na hora e aceder ao empréstimo imediatamente.

A Bibliomóvel irá desloca-se a cada uma das freguesias de 15 em 15 dias, sempre à terça-feira. A primeira rota começa na União de Freguesias, no dia 20 de fevereiro, e uma semana mais tarde – dia 27 – estreia-se na freguesia de Alcoentre. Depois, é só seguir o calendário, na primeira e terceira terças-feiras do mês a Bibliomóvel visitará a União de Freguesias, e na segunda e quarta terças-feiras de cada mês percorrerá a Freguesia de Alcoentre.

A rota da União de Freguesias será: Arrifana (09h45), Manique do Intendente (10h45), Maçussa (14h00), Vila Nova de S. Pedro (15h15) e Casal d'Além.

Na Freguesia de Alcoentre, a rota será a seguinte: Quebradas (10h00), S.Salvador e Espinheira (11h00), Tagarro (14h00) e Casais das Boiças (15h15).

Este projeto municipal conta com a colaboração das respetivas juntas de freguesia na disponibilização de espaço público para o estacionamento da Bibliomóvel, que permanecerá nas localidades, em média 45 minutos.
De referir que, nestes dias, a Biblioteca Palácio Conselheiro Frederico Arouca, em Alcoentre, encontra-se encerrada ao público.

Deny from all