Alunos do Alto de Azambuja visitaram o Parlamento Europeu, em Bruxelas

Experiência singular para 17 jovens dos 8º e 9º anos.

Um grupo de 17 alunos do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, acompanhados por 4 professores, tiveram a oportunidade de visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Os estudantes pertencem a turmas dos 8º e 9º anos de escolaridade e a deslocação aconteceu graças a um convite do eurodeputado português Carlos Coelho. O Município de Azambuja apoiou a iniciativa oferecendo o transporte da comitiva na ida e regresso do aeroporto.

Como balanço da atividade, partilhamos aqui o testemunho da responsável pelo Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, a professora Sílvia Purificação:
alunos AltoAzb Bruxelas 02

“Os dias 7, 8 e 9 de abril de 2018 foram vividos com grande alegria e entusiasmo pelo grupo de 17 alunos e 4 professoras, do 8º e 9º anos, que se deslocaram, pela primeira vez, ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, a convite do Eurodeputado Carlos Coelho, que suportou as despesas.

Os alunos participantes – residentes na União de Freguesias de Manique, Vila Nova de S Pedro e Maçussa, assim como na Freguesia de Alcoentre – mostraram que a cidadania europeia pode ser vivida por todos os seus cidadãos e que os jovens do Alto Concelho de Azambuja são unidos e sabem ter um papel ativo e responsável nesta Europa que é de todos nós.

Foi uma honra verificar, enquanto Diretora deste Agrupamento, o apoio de todos: dos alunos, dos encarregados de educação, das Juntas de Freguesia de Alcoentre e da União de Freguesias e da Câmara Municipal de Azambuja, para que este projeto fosse idealizado e levado a cabo com sucesso. A Educação é, de facto, um trabalho de equipa de toda a Comunidade Educativa e não uma tarefa limitada a quatro paredes.

Estes jovens, para além de praticarem as línguas francesa e inglesa, representaram muito bem o seu país e dignificaram a região que os enviou num exemplo de cidadania europeia.”

alunos AltoAzb Bruxelas 03