Dia do Município de Azambuja na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém

dia 08 de junho (sexta-feira)

O Concelho de Azambuja volta a marcar presença na Feira Nacional de Agricultura e Feira do Ribatejo. Na edição 2018, que decorre entre 02 e 10 de junho no CNEMA-Centro Nacional de Exposições, em Santarém, o dia dedicado ao Município de Azambuja é sexta-feira, 08 de junho.

O ponto-de-encontro com Azambuja será o stand da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, instalado no salão “Prazer de Provar” (nave A), aberto diariamente entre as 12h00 e as 22h30.

A presença de Azambuja neste grande evento regional e nacional será dinamizada no seu dia – 08 de junho – por vários representantes da nossa apreciada gastronomia e alguns dos nossos mais reconhecidos vinhos. Ao longo da tarde, o stand da CIMLT, onde estamos integrados, será palco de provas de várias iguarias e vinhos com alguns apontamentos de animação.

Às 14h00, prova de enchidos “Carnes Colaço” e de vinhos “Cabeço da Caldeira”, ambos de Alcoentre, e degustação de “Gramas” a nova marca de produtos saudáveis “Tradifana”, de Manique do Intendente. Aos visitantes da feira será, também, apresentado e divulgado o projeto “Aveiras de Cima: Vila Museu do Vinho”.
FNAgricultura 2018 stand Azambuja

A partir das 16h00, oportunidade para saborear os paladares da aldeia da Maçussa – pão de trigo tradicional barbela e queijo de cabra ‘chèvre’, ambos produzidos pela “Granja dos Moinhos”. A acompanhar, os apreciadores de vinho poderão conhecer o tinto vencedor do 36º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja, que vem da casa “Agro-Batoréu”, de Aveiras de Cima.

Pelas 18h00, terá início a apresentação e prova dos produtos “Casal da Fonte”, de Vale do Paraíso – mel, azeite e o vinho “Abaladiço”, aconchegados com pão caseiro tradicional de Aveiras de Cima. Relembrando o tempo em Cristóvão Colombo passou por Vale do Paraíso, teremos a companhia de suas altezas o “príncipe perfeito” e a esposa – D.João II e D. Leonor.

Para a hora de jantar, 20h00, está agendada a degustação de três grandes propostas da cozinha mais típica do Concelho de Azambuja – a manja, a lapardana e, claro, o torricado. Em paralelo, vem ao copo um excelente vinho branco “Quinta da Lapa”, de Manique do Intendente, vencedor nessa categoria do 36º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja. Com o paladar e o olfato satisfeitos, será servida aos olhos e aos ouvidos animação etnográfica com as recriações do grupo “Terra Velhinha”.

Não faltam, pois, bons motivos para visitar a representação de Azambuja na Feira Nacional de Agricultura 2018, em Santarém. Sexta-feira, 08 de junho, dia do Município de Azambuja.

FNA 2018 cartaz dia Azambuja