Secretário de Estado das Florestas presente na assinatura do protocolo ICNF/CMAzambuja

Nos antigos viveiros da EN366 (Aveiras de Baixo) vai nascer um parque biológico

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural – Engº Miguel Freitas, esteve de visita ao Concelho de Azambuja, nesta quarta-feira dia 20 de junho.

O governante testemunhou a assinatura de um protocolo entre o Município de Azambuja e o ICNF-Instituto de Conservação das Natureza e das Florestas que pretende marcar uma viragem na história dos Viveiros Florestais e Centro Aquícola de Azambuja, nos quais a autarquia pretende instalar um Parque Biológico e Ambiental.

O protocolo estabelecido entre o proprietário do local – o ICNF, representado pelo vice-presidente Rui Pombo, e a Câmara Municipal de Azambuja, representado pelo presidente Luís de Sousa, consiste num acordo de co-gestão entre ambas as entidades. Segundo o documento, o ICNF cede a utilização daquele espaço, atualmente sem atividade, e disponibiliza as instalações e os equipamentos ali existentes. Por seu lado, o município assume o propósito de instalar um Parque Biológico e Ambiental com vista ao desenvolvimento de ações pedagógicas e de divulgação da importância da preservação da natureza.

Refira-se que os terrenos envolvidos nesta parceria fazem parte da designada Mata Nacional das Virtudes, de que o Estado Português é legítimo proprietário, através do ICNF. Esta parceria visa potenciar a excecional aptidão do espaço em questão como local privilegiado para o desenvolvimento de atividades culturais, turísticas, desportivas, lúdicas e pedagógicas, com destaque para as áreas da educação, interpretação e sensibilização ambientais, bem como de preservação e valorização do mundo florestal.

O Município de Azambuja assume, neste acordo, a intenção de realizar um conjunto de adaptações e requalificações que permitam transformar um espaço claramente subaproveitado num verdadeiro Parque Biológico e Ambiental. Um parque que disponha de todas as condições para a implementação de programas, projetos e visitas no âmbito da interpretação do património ambiental, com valências para o ecoturismo, a conservação da natureza e a divulgação científica.

A assinatura do protocolo teve como cenário um evento que evidencia todo o potencial dos referidos viveiros. Tratou-se da iniciativa “UM DIA NO CAMPO...”, promovida pela autarquia, que mobilizou cerca de 1300 crianças e idosos numa mega-atividade composta por mais de 30 ateliês de sensibilização para as questões ambientais. O palco do evento, que vai já na quinta edição, foi precisamente aquele espaço localizado na Estrada Nacional 366, junto a Aveiras de Baixo.