Incêndio rural consumiu 6ha em Casais da Lagoa / Aveiras de Baixo (10.agosto.2018)

(imagem ilustrativa) Fogo deflagrou às 17h50 e foi extinto às 21h00.

Na passada sexta-feira, dia 10 de agosto de 2018, o Concelho de Azambuja foi afetado por mais um incêndio rural.

O fogo deflagrou na área da localidade de Casais da Lagoa – Freguesia de Aveiras de baixo, por volta das 17h50, sendo dado como extinto cerca das 21h00. Na sua progressão, as chamas consumiram zonas de mato e de pinhal. Uma vez mais, graças ao ataque pronto e eficaz levado a cabo pelos bombeiros, e também ao facto de muitos terrenos se apresentarem limpos, a situação foi controlada sem grande complexidade.

O balanço inicial dos danos totaliza 6 hectares de área ardida, não havendo a registar qualquer vítima pessoal ou estragos em habitações.

Relativamente aos meios mobilizados, participaram no combate a este incêndio 74 operacionais apoiados por 22 veículos. Nas entidades envolvidas na operação, além da Autoridade Nacional de Proteção Civil contam-se as corporações de bombeiros de Alcoentre, Azambuja, Rio Maior, Cartaxo, Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, Alenquer, Queluz e Estoril; bem como equipas de sapadores do Município de Azambuja, da Afocelca e da APAS; a delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa; o ICNF; a GNR; e, naturalmente, a disponibilidade total do Município de Azambuja e do respetivo Serviço de Proteção Civil.

A história, felizmente breve, deste incêndio vem reforçar o argumento de que o melhor combate ao flagelo do fogo é mesmo a prevenção.

O Município de Azambuja agradece, reconhecidamente, a todas as entidades e forças envolvidas nesta ação a forma empenhada, competente e abnegada com que cumpriram a sua missão. A Autarquia apela aos proprietários a continuação do esforço de limpeza de terrenos – de acordo com as regras definidas na lei – e sensibiliza a população em geral para a adoção, nas atividades do dia-a-dia, de todos os cuidados divulgados pelas autoridades.

PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS!

20180810 area ardida casais lagoa