Está lançado o projeto BE MORE-Education through Art (Azambuja/Villa de Moya/Castel Bolognese)

Projeto cofinanciado pela União Europeia - programa Erasmus+ Juventude em Ação.

O dia 26 de setembro de 2018 fica na história do projeto BE MORE – Education through Art, com a realização do evento de apresentação oficial. A Quinta de Vale de Fornos, em Azambuja, foi o palco da sessão com a presença de perto de uma centena de participantes e decorreu num espaço muito agradável e em ambiente descontraído.

Sublinhe-se que este projeto-piloto nasceu de uma parceria internacional que tem como coordenador o Município de Azambuja e que envolve os municípios de Villa de Moya, de Espanha (Ilhas Canárias) e de Castel Bolognese, em Itália. Trata-se de uma iniciativa financiada pela União Europeia através do Programa “Erasmus+ Juventude em Ação” que tem como objetivo geral criar, testar e disseminar um modelo de educação não formal de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, através das áreas da música, da dança, do teatro, do cinema, da fotografia e das artes plásticas.

Nesta sessão de lançamento, o presidente anfitrião – Luís de Sousa, deu as boas vindas a todos e afirmou ser este o caminho que a autarquia quer seguir, com ideias inovadoras e empreendedoras que garantam um futuro melhor para o Concelho de Azambuja. A vereadora Sílvia Vítor, por sua vez, apresentou as linhas do projeto e, perante os números preocupantes de insucesso e abandono escolar, destacou a necessidade de encontrar um modelo educacional alternativo, de horizontes mais alargados e mais motivador para os jovens. As representantes de Villa de Moya e Castel Bolognese, Poogi Khemlani e Chiara Berti, respetivamente, manifestaram total sintonia com a visão do Município de Azambuja e com os objetivos do projeto BE MORE. Esta concordância foi-se consolidando, naturalmente, no processo partilhado de construção do projeto e da candidatura.

Recorde-se que os destinatários diretos deste projeto são os técnicos de juventude, com vista a capacitá-los com as competências e metodologias necessárias, e também os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos.

Abrindo já o apetite para o conceito “educação pela arte”, o evento contou com uma breve atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima, evidenciando a riqueza de um instrumento tão simples como é a cana rachada e envolvendo todos os participantes em duas danças de roda. O mote ficou lançado e o Município de Azambuja agradece, desde já, aos muitos parceiros convidados por terem acreditado no valor desta ideia e terem aceitado colaborar nesta verdadeira missão de provar que é possível a “Educação pela Arte”.

Em sinal de boa hospitalidade e acolhimento a todos os que nos visitam, na manhã do dia seguinte, o município de Azambuja proporcionou à comitiva de parceiros de Espanha e Itália um breve passeio pelo nosso território, dando a conhecer algumas das nossas potencialidades e oferta turística. A viagem permitiu o contacto com algum do nosso património sociocultural e terminou com uma agradável visita a uma adega Vila Museu do Vinho, que incluiu uma prova conduzida a servir de brinde ao sucesso desta parceria Azambuja/Villa de Moya/Castel Bolognese.

Deny from all