Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo certifica restaurantes do concelho de Azambuja

Entrega dos diplomas de certificação no dia 12 de outubro

A ERTAR – Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vai certificar dois restaurantes do concelho de Azambuja, no próximo dia 12 de outubro.

Esta iniciativa surge no âmbito do projeto desenvolvido pela ERTAR, com a colaboração dos Municípios da Região do Ribatejo que integram esta entidade. O projeto tem como objetivo valorizar a gastronomia ribatejana, promovendo junto dos mercados nacional e internacional, através da mestria e autenticidade de uma culinária única e identitária. Para os restaurantes receberem esta certificação têm de cumprir um conjunto de requisitos de qualidade, que vão ao encontro da valorização da gastronomia tradicional e dos produtos endógenos da região, como por exemplo os ingredientes utilizados na confeção dos pratos, os vinhos, o ambiente, o serviço ou a decoração.

Este projeto contempla, ainda, a edição de um Guia de Restaurantes Certificados do Ribatejo e a criação da Carta Gastronómica da Lezíria Ribatejana, que está a ser elaborada pela Confraria Gastronómica do Ribatejo. Serão, assim, elementos essenciais para a promoção turística da região e de cada um dos concelhos, com destaque dos restaurantes integrantes, dos vinhos, dos pratos e doces regionais.

O Presidente da ERTAR, Ceia da Silva, irá distinguir o Restaurante Mercearia do Peixe & Cia, em Vila Nova da Rainha (Nacional 3), pelas 18h00 e o Restaurante Oficina dos Sabores em Aveiras de Cima, pelas 18h30, com o diploma de certificação.