Dois restaurantes do Concelho de Azambuja recebem certificação da ER Turismo do Alentejo e Ribatejo

Diploma dá acesso ao Guia dos Restaurantes Certificados do Ribatejo.

Dois restaurantes do Concelho de Azambuja acabam de ser distinguidos com a certificação de qualidade da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), a Mercearia do Peixe e Companhia – de Vila Nova da Rainha, e a Oficina dos Sabores de Aveiras de Cima.

A entrega dos diplomas foi feita pelo próprio presidente da ERTAR – António Ceia da Silva, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal – Luís de Sousa. Ambos os dirigentes felicitaram os empresários distinguidos e salientaram a importância do turismo, pelo peso cada vez maior que tem na economia da região, e pela crescente expectativa de qualidade por parte dos turistas. Nesse sentido, ficou em destaque a importância de certificar todas as atividades ligadas ao turismo, sendo a restauração uma das mais sensíveis.

O presidente da autarquia, por seu lado, congratulou-se com o bom trabalho desenvolvido por todos os restaurantes que querem melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços, e recordou que a forte aposta na marca “Azambuja Terra do Torricado” é a prova de que o Município de Azambuja segue a mesma orientação e apoia as iniciativas de todos os agentes locais que partilhem o mesmo objetivo. Com essa sinergia todo o património - gastronómico e não só - do concelho está a ser valorizado e promovido, o que poderemos dizer que "abrirá o apetite" a novos visitantes.

O documento atesta que estes estabelecimentos estão em conformidade com o designado “Referencial da Restauração da Lezíria do Tejo”, cujo processo de certificação exigia aos restaurantes candidatos o cumprimento de um conjunto de requisitos relacionados com a valorização da gastronomia tradicional e dos produtos endógenos da região, tais como os ingredientes utilizados na confeção dos pratos, os vinhos, o ambiente, o serviço ou a decoração. Este projeto de certificação promovido pela ERTAR, que conta com o apoio dos municípios da região, tem como objetivo valorizar a gastronomia ribatejana dando-lhe maior notoriedade juntos dos mercados nacional e internacional através daquilo que identifica como "a mestria e autenticidade de uma culinária única e identitária".

Nesta nova presença no Concelho de Azambuja, o responsável pela Entidade Regional de Turismo deixou, ainda, o anúncio de que todos os estabelecimentos reconhecidos com este diploma irão figurar no novo Guia de Restaurantes Certificados do Ribatejo. O novo guia será apresentado no final deste mês, na edição 2018 do Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, e constituirá um importante veículo de promoção dos restaurantes da região e, consequentemente, do potencial turístico do Ribatejo.

Deny from all