"Aeronáutica Militar em Vila Nova da Rainha", desenhos de António Six na Biblioteca Municipal de Azambuja

Inauguração da exposição, sábado 10.novembro.2018, às 16h00.

A Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja vai acolher, entre 10 de novembro e 11 de dezembro de 2018, uma exposição intitulada “Aeronáutica Militar em Vila Nova da Rainha – do sonho à realidade”. A mostra apresentará telas do artista plástico António Six, com destaque para as técnicas de desenho e aguarela, tendo como motivos a aviação, em geral, e os aviões militares, em particular. A inauguração da exposição terá lugar pelas 16h00, no próximo sábado, dia 10 de novembro.

Do cartão de visita do artista, além dos 70 anos de idade, refira-se que são já mais de meio milhar os quadros que lhe saíram das mãos com os mais variados modelos de aviões desenhados. Desde muito cedo, nos bancos da escola, que António Six se interessou pelas artes plásticas e, mais tarde, pelos aviões, o que o levou a ingressar na Força Aérea Portuguesa e, posteriormente, na TAP, onde foi comissário de bordo durante várias décadas. A convite de um primo e amigo, o Eng. Rodrigues Costa, participou com várias gravuras de aeronaves numa exposição intitulada «Aviões de Portugal».
Antonio Six artista plastico foto

Mais tarde, um dos seus filhos, piloto de profissão, desafiou-o a pintar vários aviões e foi assim que se enraizou o gosto por esta forma de expressão, onde procura incessantemente melhorar e explorar novas técnicas, com as quais confere às suas obras uma minucia extrema com especial detalhe para o pormenor técnico.

Na galeria da sua biblioteca, o Município de Azambuja associa-se à paixão do artista António Six e a mais uma singela homenagem, quer aos pioneiros da aventura de voar, quer ao local onde nasceu a primeira escola de aviação militar em Portugal na segunda década do século XX, no território do Concelho de Azambuja.

Nesta exposição “Aeronáutica Militar em Vila Nova da Rainha – do sonho à realidade”, estarão patentes cerca de 25 obras que abordam cronologicamente a génese da aviação militar em Portugal, facto histórico que muito orgulha este município.

A mostra fica aberta ao público até 11 de dezembro e pode ser visitada de 3ª a 6ªfeiras entre as 10h30 e as 18h30, e aos sábados das 09h30 às 12h30.

(foto – página Facebook do artista)