Azambuja cria grupos de pais para uma Educação Positiva e Consciente - inscrições abertas

Integrados no Plano de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pela União Europeia.

O Município de Azambuja lançou o primeiro grupo de pais e cuidadores de um programa denominado Educação Parental Positiva e Consciente. Este programa é uma das ações enquadradas no PIICIE-Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, que é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do programa Alentejo 2020.

O grupo inaugural contou com 12 participantes e a iniciativa tem inscrições abertas para a constituição de novos grupos de pais e cuidadores de crianças que desejem melhorar os seus conhecimentos e competências.

Plano Insucesso Escolar Azambuja site

Estes encontros são dinamizados pelos técnicos da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) que desenvolvem atividades de suporte e formação com o objetivo de ajudar os pais a compreender as suas próprias necessidades e as dos seus filhos no processo de desenvolvimento infantil. Pretende-se que sejam grupos com uma dinâmica colaborativa, de partilha, centrados na promoção de uma educação positiva e utilizando metodologias de intervenção essencialmente práticas.

Os pais ou outros adultos cuidadores de crianças entre os 3 e os 8 anos de idade, interessados em participar num destes grupos, deverão preencher uma ficha de inscrição e enviá-la para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..(para mais informações, contactar 263 400 496)

A inscrição é totalmente gratuita, e para que desfrutem das sessões de uma forma tranquila, os participantes podem levar as suas crianças já que este programa inclui um serviço de babysitting.

Recorde-se que a equipa EMIC do Município de Azambuja é constituída por dois psicólogos clínicos, uma educadora social e uma animadora sociocultural.

O PIICIE-Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar tem como promotor a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e é financiado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do programa Alentejo 2020 / Portugal 2020. Azambuja é um dos dez municípios parceiros empenhados neste projeto inovador a implementar no período 2017/2020.

A meta é combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo através de ações que estimulem o desenvolvimento de competências socioemocionais, criatividade, cidadania e pensamento crítico, entre outras.

» Apresentação global do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo

» Folheto informativo - ações a desenvolver