Executivo Municipal aprovou 57.500 euros de subsídios anuais ao associativismo

Deliberações da reunião de 11 de dezembro.

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua reunião ordinária de 11 de dezembro, uma verba total de 57.509,10 euros a atribuir a coletividades socioculturais e desportivas. A medida contempla as 26 associações que apresentaram as respetivas candidaturas, de acordo com o Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, aos subsídios anuais referentes à atividade desenvolvida durante o ano 2017.

Refira-se que esta atribuição regista um crescimento superior a 9 mil euros, face aos subsídios do ano transato, materializando a política da Câmara Municipal de apoiar de modo justo e efetivo as instituições de todo o concelho que dinamizem atividades que proporcionem maior qualidade de vida à população. Com estes apoios, pretende-se reconhecer o inestimável contributo do movimento associativo à promoção do desenvolvimento social, cultural, recreativo e desportivo das comunidades locais valorizando, simultaneamente, o esforço e o trabalho, quase sempre voluntário, dos dirigentes e associados dessas coletividades.

Nesta sessão, foi também aprovado o Projeto de Regulamento do Concurso de Vinhos do Município de Azambuja. O documento será , agora, submetido ao período legal de consulta pública para recolha de contributos dos cidadãos que pretendam participar na sua elaboração. Recorde-se que o Concurso de Vinhos do Município de Azambuja vai para a 37ª edição, sempre com os objetivos de reconhecer a importância da atividade vitivinícola neste concelho, em termos culturais e socioeconómicos, bem como de valorizar o saber e a dedicação dos produtores locais. Uma das novidades introduzidas, será a abertura do concurso à categoria de vinho rosé, um néctar com cada vez mais consumidores e que, consequentemente, tem despertado o interesse de um número crescente de vitivinicultores.

No âmbito do projeto BEMORE-Education Through Art foi aprovada uma proposta de aditamento ao acordo de parceria entre Azambuja, Villa de Moya (Espanha) e Castel Bolognese (Itália). O aditamento deve-se à necessidade de reprogramar a calendarização de algumas atividades deste projeto internacional que, recorde-se, congrega estes três municípios no objetivo de criar, testar, implementar e disseminar um modelo de educação não formal, dinamizando técnicos de juventude e os jovens entre os 14 e os 16 anos através de artes como a música, a dança, o teatro, o cinema, a fotografia e as artes plásticas. O projeto BEMORE tem um horizonte de dois anos (2018/2020) e é uma iniciativa financiada pela União Europeia através do programa Erasmus+ / Juventude em Ação.

A nível de apoio logístico foi deliberado dar resposta positiva a vários pedidos.
Ao Grupo Desportivo de Azambuja, à escola de sevilhanas Las Hermosas – do Club Azambujense, à CERCI-Flor da Vida, ao Centro Social Recreativo e Cultural de Vale do Brejo, e ao Centro de Cultura e Desporto do pessoal da Câmara Municipal de Azambuja foi aprovada a concessão de apoio logístico à realização dos respetivos convívios de Natal.

Enquadrado na tradição anual das festas em honra de Nossa Senhora do Paraíso, o Executivo Municipal aprovou a cedência de apoio logístico, à Confraria de N. Sra. do Paraíso, bem como a isenção do pagamento da taxa de emissão de licença para a realização dos referidos festejos.

Deny from all