Posto de Apoio ao Visitante e Casa da Juventude em fase de conclusão

Projetos cofinanciados pela União Europeia, através do fundo FEDER.

As obras do novo Posto de Apoio ao Visitante e da futura Casa da Juventude, ambas na vila de Azambuja, encontram-se em fase de conclusão. Trata-se de dois projetos integrados no PARU-Plano de Ação de Regeneração Urbana / Centros Urbanos Complementares, submetido pelo Município de Azambuja e aprovado com apoio financeiro comunitário.

Ambos os projetos são comparticipados pela União Europeia em 85%, através do FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O Posto de Apoio ao Visitante, com um custo global de 137.231,27 euros, foi cofinanciado em 116.646,58 euros. Por sua vez, a obra da Casa da Juventude, com o valor de 376.798,97 euros, foi cofinanciada em 320.278,87 euros.

O apoio dos fundos comunitários a estas operações do P.A.R.U. foi aprovado ao abrigo do eixo “Ambiente e Sustentabilidade”, que tem como objetivos melhorar o ambiente urbano, promover a eficiência energética, reduzir o ruído e a poluição do ar, e revitalizar os núcleos das vilas e das cidades. A nível local, estas duas intervenções assumem um grande significado e trarão um impacto muito positivo, não só à vila de Azambuja como a todo o concelho, em duas áreas sensíveis e estratégicas como são o Turismo e a Juventude.

A criação do Posto de Apoio ao Visitante resulta da reabilitação do edifício “Horta do Maia”, o que constitui uma enorme mais-valia dada a sua implantação em pleno centro histórico de Azambuja. Além da valorização do imóvel no tecido urbano em que se integra, a sua localização estratégica justifica a opção da autarquia para a função que lhe está destinada. Situado na rua principal da sede do concelho, a poucos metros da Praça do Município e enquadrado com o jardim urbano, o Posto de Apoio ao Visitante será um espaço privilegiado para a divulgação e promoção da oferta turística de todo o território concelhio. Será um ponto de informação e apoio aos visitantes que procuram Azambuja e contribuirá para a construção de um produto turístico integrado e coerente com vista a captar novos visitantes.

A futura Casa da Juventude, por seu lado, é a concretização do objetivo traçado pelo Município de Azambuja para a requalificação do edifício municipal existente na Rua dos Campinos. Na verdade, trata-se de uma verdadeira reconversão de um edifício que já serviu de posto local da Guarda Nacional Republicana e também já funcionou como arquivo histórico do município. O atual projeto visa dar nova vida a este património e dotá-lo de valências de apoio a atividades com jovens, possibilitando assim aos seus utilizadores o uso destas instalações para iniciativas lúdicas e formativas. Este espaço requalificado passará a ser um novo ponto de encontro para os jovens do concelho, um local que se pretende dinâmico, onde as atividades são criadas por jovens e para os jovens. Assim, pretende-se um edifício renovado e com a maior polivalência possível, permitindo diversas utilizações e ocupações.

Recorde-se que, este cofinanciamento pelo Programa Operacional Regional “Alentejo 2020”, com um valor global na ordem dos 600 mil euros, contemplou toda a candidatura do Município de Azambuja ao PARU-Plano de Ação de Regeneração Urbana / Centros Urbanos Complementares, no qual se inclui igualmente um terceiro projeto, a obra de reabilitação da cobertura e da fachada do edifício da Divisão de Urbanismo e da Unidade de Atendimento ao Público do Município de Azambuja, já terminada.

Apoio Visitante Azambuja

Casa Juventude Azambuja